Rafael Saladini quebra o recorde mundial de gol declarado em linha reta

Rafa pousou com 530km, voando sozinho no Sertão. Confira o relato.

18 de outubro de 2020 - Por LUCAS BECKER AXELRUD

Rafael Saladini quebrou neste 15 de outubro o recorde mundial de gol declarado em linha reta, voando 530km no sertão, e também estabeleceu a 3a maior distância já voada em um parapente, 555km.

A marca foi conquistada com decolagem rebocada em Tacima (PB), aproveitando a temporada de cross no nosso Sertão. O recorde anterior era de 510km, obtido em 2019.

Confira abaixo o relato do voo!

"15 de outubro – Estamos aqui há 20 dias, todos os dias declarando o mesmo gol, e tivemos apenas duas ondas com vento favorável e umidade suficiente. Tacima é sempre um desafio mental.

Às 06h40 fui rebocado até 400m AGL em nosso “aeropasto” perto de Tacima – altitude mínima para alcançar o relevo, 2km para trás, onde fica a rampa que decolávamos no passado.

Como a previsão não estava tão boa, decolei com dois objetivos principais: gravar algumas imagens com a chase cam e checar uma pista de decolagem em Lagoa Nova.

Após de um pouco de lift, pelas 7 da manhã iniciou minha jornada pela atmosfera.

Antes de chegar em Lagoa Nova, tive que fazer um pêndulo para conseguir pegar a câmera e evitar surpresas em caso de uma aterrisagem forte. Cortei a linha e guardei ela na selete.

Quando alcancei a pista de Lagoa Nova eu estava a 250m AGL e já procurando um lugar para pousar. Mas a vida às vezes nos dá surpresas. Um ciclo forte me tirou do chão e levou direto para a base, e depois disso minha mentalidade mudou completamente. Decidi voar o máximo que podia e tentar finalmente quebrar o recorde de gol declarado.

Desde 2007, após meu recorde Sul-Americano de 397km, eu nunca mais havia voado sozinho. O voo em grupo é minha forma favorita de explorar o Sertão. Compartilhar os céus e os recordes mundiais com meus amigos estão entre as melhores experiências que tive na vida. Mas desta vez decidi fazer diferente. Voar sozinho novamente, por todo o dia. Meditar em profundo silêncio por mais de 11 horas. Uma conexão pura com o pulso da atmosfera, quando nada mais importa, apenas o momento presente e a próxima termal.

A condição estava longe de estar boa, com vento moderado e poucas nuvens. A única forma de compensar era full speed e atitude agressiva, me expondo ao risco de pousar cedo muito mais do que quando voamos em equipe. Isto funcionou até às 15h30. Depois, o céu ficou totalmente azul e se tornou muito difícil voar rápido e preciso.

No final de tarde eu já estava cansado, e é nesse momento que o voo em equipe faz a diferença. Especialmente quando o céu está azul. Cometi alguns erros nas últimas duas horas que me custaram alguns preciosos quilômetros, mas consegui quebrar o recorde mundial de gol declarado em linha reta, declarando e voando 530km e alcançando a distância final de 555km, pousando numa estrada de terra no coração do Ceará. O recorde atual pertence à Guy Anderson e Harry Bloxham, com 510,8km voados em 2019. Vamos ver se a FAI irá ratificar.

Certamente esta foi a melhor experiência que já tive voando sozinho em toda a minha vida. Estou em êxtase!

Fico pensando que 555km é o terceiro maior voo na história do Parapente. O atual recorde mundial é 582km (decolagem rebocada) e o segundo maior voo foi de 564km (decolagem natural), ambos do nosso time. Me sinto muito muito muito agradecido e honrado por fazer parte de todos eles."

Foto: Rafael Saladini.

Mais Notícias

Parceiros