Palavra do presidente: O que é, qual o objetivo e como funcionará o Conselho de Atletas

05 de outubro de 2023 - Por Vinícius Matuk

Seguindo nosso trabalho de regularização da CBVL junto ao Ministério do Esporte, uma importante novidade está a caminho: a criação e implantação do Conselho de Atletas.

O Conselho nada mais é que um órgão composto por atletas de Voo Livre e que objetiva a representação direta de todos os atletas dentro da CBVL, atuando em diversos assuntos relacionados ao esporte competitivo.

Assim, dentre outras coisas, o grupo participa da criação e aprovação de regulamentos das competições, da formação de rankings, de regras para organização de eventos e até da elaboração e aprovação de critérios de seleção e convocação de atletas para formar as Seleções Brasileiras de Asa Delta e Parapente.

Além dessas funções, o Conselho também tem como finalidade estabelecer um ambiente de discussão onde os atletas possam compartilhar informações e ideias relacionadas às competições, expor aos atletas seus direitos e deveres, bem como promover o envolvimento dos praticantes nas tomadas de decisão da CBVL. Nesse sentido, o Conselho de Atletas tem garantido o direito de participação e voto nas Assembleias Gerais da CBVL, em especial nas eleições da Diretoria Executiva.

Como será organizado o Conselho

A formação inicial do Conselho terá 10 atletas de diferentes regiões do Brasil e em igual número para cada modalidade, contando com eleições independentes, convocadas inicialmente pela CBVL e posteriormente pelo próprio Conselho. Todos os atletas que estiverem em dia com suas obrigações estatutárias e atendam a outros requisitos básicos poderão se candidatar a uma das vagas através de candidatura individual. E os “eleitores” serão os atletas filiados à CBVL que estiverem em dia com suas obrigações estatutárias.

Neste primeiro momento, a CBVL fixará os critérios para candidatura, o período de mandato, organizará o processo eleitoral e declarará a posse dos membros. Após instituído, o Conselho deve eleger entre seus próprios membros quem será o Presidente, que organizará os trabalhos e será o representante do órgão, inclusive nas Assembleias Gerais. Além disso, o Conselho de Atletas deverá criar seu próprio Regimento Interno, onde ficarão expostos seus objetivos, composição e condições de elegibilidade, os papeis de cada um de seus membros, a periodicidade e forma de efetivação de suas reuniões, dentre outros assuntos que entenderem importantes.

Quando entra em ação

Esta novidade ainda depende da alteração do Estatuto Social da CBVL, que está prevista para ocorrer em Assembleia Geral a ser marcada para os próximos meses, mas nada impede que os atletas interessados em fazer parte deste órgão já comecem a se movimentar no sentido de criar planos de trabalho, reunir outros interessados e até já iniciar uma pré-campanha.

É importante destacar que, embora a criação deste conselho seja uma exigência legal, a sua existência tende a fortalecer ainda mais a categoria de atletas nas suas demandas junto à CBVL, dando a estes uma voz mais ativa e forte em todas suas reivindicações. E é isso que todos desejamos, uma integração maior com os atletas e uma maneira de que todos possam ser ouvidos, sem distinção.



Mais Notícias

Parceiros