Da Gênese ao Nirvana de Pilotos de Alto Rendimento

02 de março de 2023 - Por Gilberto Cardoso

Olá, piloto! Além de fazer uma “salada de termos”, misturando o termo bíblico Gênese e o termo Budista Nirvana, apenas para chamar sua atenção, hoje dou início a uma nova jornada. Através de 4 artigos sobre Voar e Alto Rendimento, vamos compreender o real e mais amplo conceito dos termos mencionados, em cada fase da construção do seu voar, independente se iniciante, intermediário ou avançado.

Para começar, gostaria de falar com os “Preás”. Isso mesmo, falar com os pilotos que estão iniciando agora a sua fantástica jornada no mundo sem igual do voo livre.

Da Gênese ao Nirvana

O voo livre é uma atividade que consiste em voar com o auxílio de equipamentos como parapentes, asas delta e planadores. O objetivo é aproveitar as condições naturais do vento e do terreno para voar o mais longe e alto possível ou simplesmente fazer um voo panorâmico indo e vindo escorado em uma montanha ou encosta. Ou até mesmo fazer uma decolagem direto ao pouso, buscando a sensação de liberdade e contato com a natureza.

Para tanto, a aerodinâmica é um fator crucial e o conhecimento sobre os princípios do ar e do vento são fundamentais para a segurança e performance dos atletas. O (A) piloto deve estar sempre atento às condições meteorológicas e ao comportamento do equipamento para garantir uma decolagem, um voo e um pouso seguros.

A preparação física e mental é crucial para o desempenho dos atletas de voo livre e em especial os que desejam mergulhar na jornada de alto rendimento. É preciso desenvolver habilidades como concentração, adaptabilidade, capacidade de lidar com pressão e fracasso, além de manter uma dieta saudável e um plano de treinamento rigoroso.

O autoconhecimento é importante para o atleta que deseja o voo contemplativo e fundamental para quem deseja o voo de alto rendimento, pois permite identificar pontos fortes e fracos e desenvolver estratégias para melhorar o desempenho. O (A) piloto também deve desenvolver relações saudáveis e eficazes com seus colegas de equipe, treinadores e familiares.

No geral, o voo livre é uma atividade desafiadora, mas muito gratificante, que requer uma combinação de habilidades técnicas, físicas e mentais. É importante lembrar que segurança é sempre a prioridade e que é necessário seguir as regras e regulamentações estabelecidas, bem como estar sempre atento às condições climáticas e do terreno. Além, claro, de planejar o voo com antecedência, levando em conta as previsões meteorológicas e os ventos previstos.

A avaliação de riscos e a capacidade de tomar decisões rápidas e eficazes são fundamentais para garantir a segurança do atleta. Além disso, do ponto de vista psicológico, é importante desenvolver a capacidade de lidar com as emoções e manter a calma e a compostura sob pressão.

Para aqueles que desejam se tornar atletas de alto rendimento é importante, desde já, seguir um plano de treinamento junto ao seu instrutor, desenvolver as habilidades técnicas e mentais necessárias, e buscar o apoio de treinadores e mentores experientes.

Ok, sei que em algum momento deve ter se questionado: “mas se o propósito é falar com quem tá iniciando no voo livre, porque está falando de alto rendimento?” Bom, assim como uma escadaria de mil degraus se inicia com o primeiro, a jornada em busca do alto rendimento começa na estrutura básica que você vai receber e de qual maneira irá compreender cada ensinamento sobre o esporte. Desde saber quais são e qual a função de cada parte do seu equipamento até a compreensão e domínio do mesmo em treinamento de solo, por exemplo. Afinal, quem disse que não é possível ser um Piloto de Alto Rendimento em Classe de vela A?

Mas isso, e como desenvolver habilidades de alto rendimento já no início da jornada do voo livre, vou deixar para o próximo artigo. Até lá!

** O termo Preá, se referindo ao piloto que está iniciando no voo livre, surgiu no Brasil há 30 anos, através do instrutor Arthurzinho (Arthur Lewis). Ele atribui o adjetivo, que remete ao pequeno mamífero roedor, aos seus alunos pois os via com fragilidades e necessidade de cuidados.

PILOTO
Gilberto Ribeiro Cardoso
Psicólogo CRP 12/19558
INSTAGRAM
SITE

Mais Notícias

Parceiros