Relembre a história de Toni Recruta, primeiro brasileiro selecionado para o Red Bull X-Alps

Piloto faleceu em voo no mês de setembro, mas deixou sua marca nas competições e nos competidores

04 de outubro de 2022 - Por Guilherme Augusto

Certamente você ouviu falar no acidente fatal envolvendo o piloto Antônio Augusto dos Santos, de 40 anos, em setembro. Aconteceu durante o Open Araxá de Voo Livre e é motivo de imenso pesar para toda a comunidade do esporte - incluindo nós da CBVL, claro. Por isso, nada mais justo que fazer uma breve homenagem ao querido Toni Recruta.

Toni deixou sua marca no esporte. Era conhecido pelo profissionalismo, gentileza e pelo seu foco nos treinos e resultados. Para a parceira de voo Giceli Fleming - que colaborou com as informações deste texto -, ‘era natural que ele levasse o esporte a sério uma vez que era instrutor de Cross e tinha consciência de toda responsabilidade em estar com o aluno na prática de um esporte de alto risco’.

Dos primeiros voos… 

Além do reconhecimento dos outros pilotos, conquistou uma carreira relevante. Começou a voar de parapente em 2008 e rapidamente se apaixonou pelos voos de distância. Depois se tornou instrutor e também passou a competir.

No currículo, um título no Campeonato Paulista de 2020 e uma invejável marca de 405 km nas cascudas condições do Sertão Brasileiro. Isso acabaria o levando ao ponto - literalmente - mais alto de sua trajetória como piloto: o convite para participar do Red Bull X-Alps.

… ao X-Alps

A competição de Cross Country é famosa em todo o mundo pelo seu altíssimo nível de exigência e Toni, como primeiro brasileiro convidado para o desafio, estava em êxtase. Ele reformulou sua rotina para conciliar treinos físicos, treinos de voo, trabalho, família e vida social. Ele respirava o X-Alps 2021.

Aliás, foi aí que o piloto e Giceli se aproximaram, uma vez que ela era sua intérprete voluntária nas entrevistas e reuniões com as organizações europeias. Antes, já se conheciam há tempos do CVLE (Clube de Voo Livre  das  Estâncias), de Socorro (SP).

‘Toni dobrou sua determinação, disciplina, empenho, intensificou seus treinos, modificou a alimentação, para obter  os melhores resultados  que já havia em sua percepção subjetiva, afinal  estávamos  falando da “maior prova de aventura e resistência do planeta” onde o Brasil ainda não havia marcado presença e Toni Recruta seria o primeiro esportista a realizar este feito’, lembra Giceli.

Infelizmente, Toni acabou não participando em decorrência da pandemia. Mas não desistiu do sonho. Meses depois, Toni passou a intensificar ainda mais seu treinamento na missão de participar da prova em 2024 - o que incluía fazer cerca de 20 voos por mês!

Para maximizar seu desempenho, Toni também reduziu sua demanda na Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde era cabo e trabalhava há quase 20 anos. Tudo para extrair seu melhor no voo. 

Giceli é quem conta a história do amigo e parceiro de voo, Toni Recruta

Toni Recruta

Espera! E o apelido? Segundo outros pilotos, ele foi dado por um instrutor que sabia que Toni era militar. Como haviam outros alunos chamados Antônio e Augusto - e como o 'nosso' Toni era policial - ele decidiu chamá-lo de recruta. Pegou. Logo ele adotou o apelido e todos, inclusive a galera do voo, passaram a lhe chamar assim.

Homenagem

Para Giceli, que acompanhou todos os passos de Recruta no sonho do X-Alps, Recruta deixou um legado. “Além do carisma e da simplicidade na forma de ser,  Toni tinha grande  potencial como instrutor, o que o tornava muito querido dos pilotos e alunos. No pico da Cascavel ele  sempre foi muito bem quisto e era constantemente chamado pelos colegas para fazer cross-country em alguma rampa da região.  Em   Araxá, considerava o Horizonte Perdido como uma de suas rampas do coração, na qual  voava nas temporadas de cross-country, desde 2012”.

Para finalizar, rolaram palavras de carinho da amiga e ex-parceira de missão. “Independente de sua participação e  do resultado no Red Bull X-Alps, Toni não passou pela  vida em branca nuvem, mas deixou sua marca  e hoje, Toni  já é história. 

Ludicamente, para os que  possuem alguma crença ou religiosidade podemos dizer e abrandar nosso coração: Os Anjos pediram ao Pai Maior  uma alegria da primavera; o Pai então  resgatou na Terra um  pássaro humano: Toni Recruta”.

Mais Notícias

Parceiros