Nenê Rotor fatura o Brasileiro de Asa (pela sétima vez!)

07 de outubro de 2023 - Por Guilherme Augusto

Em ótima forma e com a disposição de um garoto, o veterano Álvaro Sandoli está vivendo um ano e tanto em 2023. Afinal, logo após faturar o terceiro lugar no Mundial de Asa Delta, Nenê Rotor conquistou seu sétimo título no Campeonato Brasileiro de Asa Delta ao vencer as duas etapas.

A façanha foi obtida no fim de setembro, quando o nacional realizou sua etapa decisiva em Carmo do Rio Claro (MG). O evento rolou na belíssima região de vales e represas e teve cinco provas válidas.

Nenê, heptacampeão nacional

O primeiro título Brasileiro de Nenê Rotor veio há 34 anos, no distante calendário de 1989. Depois, ele repetiu o feito em 1991, 1998, 2005, 2008, 2016 e, agora, em 2023.

“Em 2023, eu fui presenteado com uma fase incrível de voos, tive um ano fantástico. Minha perfomance também foi beneficiada pela minha asa, que agora tem um sistema de lastro injetável. Também estou satisfeito em ver minha família voando unida mais uma vez, especialmente pela evolução do meu filho Bruno, quarto colocado nesta temporada. Infelizmente, estou chateado com as críticas que recebi por voar a quarta prova, quando alguns pilotos fizeram um movimento para não decolar num dia com condição para prova válida, a fim de interferir na regra dos descartes e influenciar o resultado final da etapa. Vejo isso como uma atitude antiesportiva”.

Essa foi uma conquista da regularidade, pois Nenê esteve entre os 3 melhores em todas as tasks da fase decisiva. Com esse desempenho, também faturou o título da etapa.

Troféu especial

A conquista do Brasileiro 2023 trouxe uma exclusividade. Nenê foi o primeiro Campeão a levar para casa a nova taça do Campeonato, que carrega o nome de campeões nacionais, homenageando grandes conquistas do passado. Ela será itinerante, permanecendo por um ano na casa do atual campeão, sempre ao final de cada temporada.

Resultados do Brasileiro de Asa 2023

Glauco Pinto, multicampeão de XC e campeão Brasileiro em 2018, faturou o vice-campeonato em 2023. Já o terceiro lugar foi obtido por Michel Fernandes Louzada.

Quando falamos dos resultados da etapa, Nenê aparece como vencedor e Michel em segundo. O terceiro posto foi obtido por Robert Etzold. Veja abaixo os resultados.

Resultados do Campeonato
Open
1 - ALVARO FIGUEIREDO SANDOLI
2 - GLAUCO PINTO
3 - MICHEL FERNANDES LOUZADA
4 - TÉRCIO CAPARROS DE PAIVA
5 - MARCIO ROSADAS COIMBRA

Sport
1 - LUIZ GUSTAVO DE ANDRADE MAXIMO
2 - MAXSUELL DOS SANTOS PEREIRA
3 - GABRIEL PEREIRA DA SILVA
4 - PEDRO CEPPAS PIRES TARABINI CASTELLANI
5 - EDUARDO PEREIRA EISENLOHR

Resultados da etapa
Open
1 - ALVARO FIGUEIREDO SANDOLI
2 - MICHEL FERNANDES LOUZADA
3 - ROBERT ETZOLD
4 - BRUNO CROCE SANDOLI
5 - GIOVANI TAGLIARI

Sport
1 - DANTE PICCA
2 - LUIZ GUSTAVO DE ANDRADE MAXIMO
3 - MAXSUELL DOS SANTOS PEREIRA
4 - OMAR GHIOTTI
5 - ANA CAROLINA FRANCO DE OLIVEIRA

Resultados completos aqui;

Mais Notícias

Parceiros