Acelerando no Brasil, Hike and Fly conquista espaço no Paraná

Estado recebe sua primeira competição, que já reúne pilotos de várias regiões do país e projeta um futuro de desafios e suor

01 de novembro de 2022 - Por Guilherme Augusto

Para fazer Hike and Fly tem que ter disposição - mas também bom condicionamento físico, domínio de técnicas de voo cross country e paixão pela natureza. E essa receita parece estar cativando um novo estado brasileiro.

É o Paraná, que está recebendo sua primeira competição oficial da modalidade. A etapa inaugural rolou no início de outubro, foi um sucesso e deixou toda a cena local do voo ansiosa pelos próximos desafios.

Hike conquistando o Paraná

A etapa aconteceu dias 8 e 9 de outubro, com um roteiro cuidadosamente pensado para conectar duas das principais rampas da região metropolitana de Curitiba. Os participantes saíram do Morro da Palha, em Campo Magro, com destino ao Morro do Cal, em Campo Largo.

Foram duas categorias, Hard e Easy, ambas com grandes desafios. Para dar o tom da prova, já na parte da manhã a galera da Hard encarou um pilão que lhe fez correr 12 km - de trilha e voo, claro. Ao todo, foram cerca de 50 km de percurso. Além de vigor físico, os pilotos precisaram mostrar técnicas de voos de XC para ganhar tempo e terreno.

Já a Easy estava um pouco mais leve - mas longe de ser fácil. Ela contou com uma triangulação em áreas um pouco mais seguras e com mais opções de decolagem, mas o desnível exigente colocou à prova o fôlego dos participantes. Ao final do dia, a sensação de superar os próprios limites ditava o clima do domingo.

Como está a cena local

A reação dos pilotos na primeira etapa foi de puro ânimo e fortaleceu a cena do Hike no Paraná. Já nessa etapa participaram mais de 40 pilotos, representando 6 estados, além de parceiros, apoiadores, escolas e até pilotos que ainda não tiveram a oportunidade de voar na modalidade. A ótima recepção incentivou os organizadores para as etapas seguintes, ainda em data a definir. 

A competição está sendo organizada pela equipe Hike and Fly Paraná e Federação de Voo Livre do Paraná (FVLP). Conversamos com Eric, membro da comissão organizadora, para saber o que deve vir por aí em breve. Se liga abaixo!

1 - Diante do sucesso da primeira etapa, a próxima deve ser ainda maior?

Nas próximas não pretendemos mudar muito o formato nem o número de atletas, já que provas como essa exigem uma organização um pouco mais complexa. Precisamos de socorristas posicionados em áreas de difícil acesso, ambulâncias, médicos e até resgate aéreo prontos para intervir caso seja necessário, então um número muito grande de atletas iria exigir uma logística ainda maior. Por isso acredito que dentro desse número podemos garantir uma prova com grandes desafios, mas oferecendo a segurança e o suporte necessário.

2 - Quando o assunto é Hike uma das maiores curiosidades dos pilotos é sobre as decolagens nas montanhas. Como elas rolam?

Elas exigem muito mais atenção e foco. Você chega desgastado pelo cansaço físico, o que já de início oferece um grande risco no momento de se equipar e conferir todos os itens de segurança. Depois precisa avaliar toda a região ao redor, verificar potenciais áreas de rotor e ainda pensar em opções de pouso. No final de tudo isso deve se concentrar em decolar sem que nenhuma linha esteja presa na rocha ou na vegetação e ter atenção para extrair o máximo que puder do seu voo, afinal isso pode significar uma grande vantagem ou mais horas de caminhada antes de poder comemorar o final do dia.

3 - O Hike ainda está dando seus primeiros voos no Paraná. Como você acha que serão as próximas etapas e eventos?

Para a próxima etapa gostaríamos de explorar outras regiões do estado e de consolidar o regulamento e o formato da prova dentro do que aprendemos esse ano. Com certeza teremos algumas surpresas, mas não vamos mudar a essência do evento.

4 - Para fechar, quais as suas dicas para quem está pensando em aderir ao Hike?

A dica é simples: começar. Não precisa de grandes investimentos ou trocar todo o equipamento, basta um pouco de disposição e dar o primeiro passo. Pode ser fazendo uma caminhada até a rampa ao invés de ir de carro, uma alimentação um pouco mais saudável ou até mesmo uma meta pessoal. Comece devagar, respeitando as suas limitações e progredindo um passo depois do outro. Às vezes, algumas coisas parecem mais difíceis do que elas realmente são. Com disciplina, prática e determinação qualquer um pode praticar a modalidade. O Hike and Fly, além de trazer uma grande qualidade de vida, nos aproxima da natureza e permite viver emoções que vão ficar em nossas memórias para sempre.

Parceiros do Hike and Fly Paraná:

Fotos e filmagem
Celestino Filmes - @celestino_filmes

Patrocinadores:
Apparenza (@apparenzafarma)
FVLP (@fvlp.oficial)
Vortex Paraglinding (@vortexparagliding)

Apoiadores:
Alpen (@alpen.oficial)
Alta Montanha (@altamontanha)
CPM (@clubeparanaensedemontanhismo)
Clube Palha (@clube.palha)
Crosscrountry Paraglider (@crosscountryparaglider)
Morro do Cal (@morrodocal)
Oficina Multisport (@oficina_multisport)
Phi Brazil (@phi_brazil)
Sol Paragliders (@solparaglidersofficial)
Vento Norte Paraglider (@ventonorteparaglider)
XFly Parapente (@xfly_parapente)
Cervejaria Sant Puli (@cervejaria_sant_pauli)

 

Mais Notícias

Parceiros