NOTAM ativa área perigosa no sertão nordestino entre 10/09 e 17/10 por treinamento militar

A temporada 2025 do Campeonato Brasileiro de Asa Delta chegou ao fim neste mês de Agosto, com a realização da segunda etapa em Brasília (DF), consagrando Glauco Pinto como o grande campeão nacional. O piloto confirmou o favoritismo e garantiu seu terceiro título brasileiro, sendo o segundo consecutivo, consolidando-se como um dos nomes mais fortes do cenário atual do voo livre.
A competição, que contou com 11 provas válidas no total, somando as duas etapas, foi marcada por um nível técnico elevado e desempenhos consistentes. A segunda etapa, realizada em Brasília, teve sete provas válidas, com condições climáticas muito favoráveis — uma verdadeira semana clássica da capital federal. “Tivemos dias azuis, outros com poucas nuvens e dois dias com bastante formação, o que trouxe sombreamento no fim do dia”, relatou Glauco.
Com tarefas entre 80 e 100 km — devido às limitações do espaço aéreo da região —, o piloto venceu três provas, ficou em segundo lugar em uma, terceiro em outra, teve um sétimo lugar e uma das tarefas acabou sendo comprometida por um problema técnico, que resultou em um pouso no início do voo. Ainda assim, a performance foi suficiente para assegurar o título nacional com folga.
“Confirmei o favoritismo em casa, onde aprendi a voar e conheço bastante a região”, comentou Glauco, que finalizou a etapa em segundo lugar geral, atrás apenas do australiano Jonny Duran, vencedor da etapa de Brasília. O piloto ainda fez questão de deixar seus agradecimentos: “Agradeço à Icaro2000 (e ao Manfred Ruhmer, pela atenção de sempre na fábrica), à família Rotor – pelo melhor cinto do mundo – e ao CSCVL pelo apoio nas competições.”
Em um gesto emocionante, Glauco dedicou o título ao seu filho Rodrigo. “Ele fez aniversário um dia depois da definição do campeonato. Esse título é para você, campeão!”
Categoria Geral (Open)
1º – Glauco Pinto
2º – Marcelo Morganti Ferro
3º – Álvaro Figueiredo Sandoli (Nenê Rotor)
Categoria Sport
1º – Marcelo Alexandre Menin
2º – Guilherme Werneck Richa
3º – Luiz Gustavo de Andrade Maximo
O Campeonato Brasileiro de Asa Delta 2025 reforça a excelência da organização nacional, os voos de altíssimo nível e o talento dos atletas brasileiros. Foi mais uma temporada que reafirma o Brasil como potência mundial do nosso esporte e fortalece a comunidade do voo livre.
E agora, fica a pergunta: quem vai anotar o nome no troféu de campeão brasileiro no ano que vem?