Glauco Pinto é tricampeão brasileiro de Asa Delta

A Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) informa que está atenta às manifestações que vêm ocorrendo nas redes sociais envolvendo a FAI e a CIVL. Reafirmamos que protegeremos sempre os interesses da CBVL, federações e clubes afiliados, dos pilotos brasileiros e também dos organizadores e das empresas brasileiras que atuam no voo livre.
O Brasil possui uma longa trajetória de excelência na realização de competições de voo livre, reconhecida em todos os níveis: estaduais, nacionais, Pan-Americanos e, mais recentemente, no Mundial.
Lamentamos profundamente o acidente ocorrido durante o último campeonato mundial de Parapente realizado em Castelo-ES. A pronta atuação da equipe de resgate, incluindo a presença do médico da equipe francesa que estava presente no local, e a utilização de helicóptero em tempo hábil, comprova a seriedade e a competência da organização. Ressaltamos que a CBVL e seus organizadores estão sempre em constante aprendizado e comprometidos em revisar e aprimorar seus protocolos de segurança, garantindo a melhor qualidade possível em cada evento.
Estamos continuamente empenhados em aumentar a segurança do esporte, seja através da regulamentação, da auto fiscalização, da qualificação do ensino, do apoio aos organizadores ou da melhoria das condições oferecidas em cada competição. A evolução do voo livre no Brasil é fruto desse trabalho coletivo, que une pilotos, clubes, organizadores e a CBVL em torno de um objetivo comum: um esporte cada vez mais seguro e de excelência.
Além disso, reiteramos nossa disposição em colaborar ativamente com a FAI e a CIVL na busca de soluções que possam elevar ainda mais a segurança e a qualidade do voo livre em todo o mundo. Acreditamos que o diálogo e a cooperação internacional são fundamentais para o desenvolvimento responsável e sustentável do nosso esporte.
Continuaremos firmes na defesa do nosso esporte, da nossa comunidade e do respeito que o país merece no cenário mundial do voo livre.
Confederação Brasileira de Voo Livre – CBVL