Voos incríveis marcam o 4º Super Open de Alfredo Chaves e Campeonato Brasileiro de Parapente Classe Sport

O piloto brasileiro Washington Peruchi brilhou na abertura da temporada 2025 da Copa do Mundo de Parapente (PWC), realizada entre os dias 10 e 17 de maio em Algodonales, na Espanha. Enfrentando alguns dos melhores atletas do mundo, Peruchi finalizou a competição em sétimo lugar geral (P7), uma colocação expressiva que reforça seu nome entre a elite do parapente internacional.
“A Espanha é um país que nunca me decepcionou nas competições”, comentou Washington.
“Fiquei muito feliz com a minha colocação, porque é uma competição com o nível técnico muito alto e uma previsão de pontuação de WPRS de 110 pontos. Procurei manter a regularidade, atacando quando tinha oportunidade, mas sem correr muito risco, e como foi uma competição em que muitos pilotos bons tiveram duas, três notas ruins, minha estratégia acabou funcionando”, explicou Peruchi.
A edição deste ano foi marcada por boas condições de voo, com seis tarefas disputadas ao longo de sete dias, em terrenos variados que incluíram montanhas, planícies e a costa. “Uma delas foi uma prova épica de 114km, que pousamos no litoral, na praia de Marbelle. O campeonato foi voado em 5 rampas diferentes, de acordo com o vento, sendo uma delas usada no dia de treino. Condições fortes e a maioria do tempo voamos em regiões um pouco mais planas, mas chegamos a voar pouca coisa de montanha”, analisou Peruchi.
França e Estados Unidos dominam o pódio
O grande vencedor da etapa foi o francês Andy Tallia, que conquistou seu primeiro título na Copa do Mundo após uma semana de voos consistentes e estratégicos. No feminino, a americana Alexia Fischer levou a melhor, superando as favoritas Constance Mettetal (FRA) e Violeta Jimenez (EUA).
Entre os momentos marcantes da competição esteve a Tarefa 5, com 113 km desde o interior até a costa sul, terminando com um pouso cinematográfico na praia. Já a Tarefa 6, com percurso triangular de 83 km e ventos desafiadores, testou os limites dos atletas até o fim.
Confira como ficou a classificação final:
Geral
Feminino