Brasileiro Washington Peruchi encerra Copa do Mundo de Parapente em Algodonales entre os 10 melhores do mundo

22 de maio de 2025 - Por Maruza

O piloto brasileiro Washington Peruchi brilhou na abertura da temporada 2025 da Copa do Mundo de Parapente (PWC), realizada entre os dias 10 e 17 de maio em Algodonales, na Espanha. Enfrentando alguns dos melhores atletas do mundo, Peruchi finalizou a competição em sétimo lugar geral (P7), uma colocação expressiva que reforça seu nome entre a elite do parapente internacional.

“A Espanha é um país que nunca me decepcionou nas competições”, comentou Washington.

“Fiquei muito feliz com a minha colocação, porque é uma competição com o nível técnico muito alto e uma previsão de pontuação de WPRS de 110 pontos. Procurei manter a regularidade, atacando quando tinha oportunidade, mas sem correr muito risco, e como foi uma competição em que muitos pilotos bons tiveram duas, três notas ruins, minha estratégia acabou funcionando”, explicou Peruchi.

A edição deste ano foi marcada por boas condições de voo, com seis tarefas disputadas ao longo de sete dias, em terrenos variados que incluíram montanhas, planícies e a costa. “Uma delas foi uma prova épica de 114km, que pousamos no litoral, na praia de Marbelle. O campeonato foi voado em 5 rampas diferentes, de acordo com o vento, sendo uma delas usada no dia de treino. Condições fortes e a maioria do tempo voamos em regiões um pouco mais planas, mas chegamos a voar pouca coisa de montanha”, analisou Peruchi.

França e Estados Unidos dominam o pódio

O grande vencedor da etapa foi o francês Andy Tallia, que conquistou seu primeiro título na Copa do Mundo após uma semana de voos consistentes e estratégicos. No feminino, a americana Alexia Fischer levou a melhor, superando as favoritas Constance Mettetal (FRA) e Violeta Jimenez (EUA).

Entre os momentos marcantes da competição esteve a Tarefa 5, com 113 km desde o interior até a costa sul, terminando com um pouso cinematográfico na praia. Já a Tarefa 6, com percurso triangular de 83 km e ventos desafiadores, testou os limites dos atletas até o fim.

Confira como ficou a classificação final:

Geral

  1. Andy Tallia
  2. Baptiste Lambert
  3. Petr Kostrhun
  4. Martin Jovanoski
  5. Clement Latour
  6. Jonathan Marin
  7. Washington Peruchi
  8. Ferdinand Vogel
  9. Marcelo Sanchez Vilchez
  10. Russell Ogden

Feminino

 

  1. Alexia Fischer
  2. Constance Mettetal
  3. Violeta Jimenez
  4. Daphnée Ieropoli
  5. Laura Pamela Diez Martinez Iscapa
  6. Sarah Zimmermann
  7. Pauline Machabert
  8. Mathilde Chivet
  9. Lene Spaarwater
  10. Magdalena Janaway

 

Parceiros