Novo Recorde Brasileiro e Sul-Americano de Distância em Voo Duplo de Parapente

04 de novembro de 2025 - Por Lucas Axelrud

Conquista histórica no céu nordestino. No dia 29 de outubro de 2025, o piloto cearense Raul Evaristo, instrutor homologado pela CBVL, e seu passageiro Francisco Nilton Rodrigues da Silva, o Tatu, estabeleceram um novo recorde brasileiro e sul-americano de distância voada em parapente duplo.

A dupla decolou às 08h10 da rampa de Quixadá (CE) e pousou às 17h05 no povoado de Mucabinho, distrito de Brasileira, no estado do Piauí. Foram 342 km registrados no OLC e 337,9 km em linha reta, ao longo de 8 horas e 55 minutos de voo.

Em relato à CBVL, Raul compartilhou detalhes que dão dimensão ao feito:

"O dia começou com teto em 3.200 metros. Os primeiros 200 quilômetros foram todos no azul, sem uma nuvem sequer. Só depois desse ponto é que começamos a encontrar algumas nuvens. Cheguei a ficar duas vezes abaixo dos 100 metros e consegui tirar do chão nas duas. A média de velocidade foi de 37 km/h e a maior térmica que peguei bateu 6 metros por segundo. No final, a missão era administrar bem a altura e otimizar o planeio até o pouso. Fomos o mais longe que dava."

Essa nova marca reforça o protagonismo brasileiro no cenário do voo livre mundial e celebra a excelência de nossos pilotos. Com técnica, leitura de condição e resistência, Raul e Tatu mostraram que é possível romper barreiras e seguir escrevendo uma nova história para o parapente sul-americano.

Em 2022, Raul Evaristo já havia se destacado ao conquistar o título de campeão mundial do World XContest na categoria voo duplo.

O sertão nordestino segue mais do que provado e comprovado como uma das melhores regiões do mundo para o voo de distância. Um verdadeiro celeiro de recordes, onde a combinação de condições meteorológicas excepcionais, geografia favorável e estrutura consolidada atrai pilotos de todo o planeta em busca de grandes voos.

Parabéns aos maratonistas da distância por mais uma conquista que fortalece a comunidade do voo e inspira novos pilotos a alçarem voos cada vez maiores.

Parceiros