O que é psicologia do voo livre?

05 de agosto de 2023 - Por Gilberto Cardoso

Criado no Brasil em 2015 pelo Psicólogo Clínico, Piloto e Professor Universitário Esp. Gilberto Ribeiro Cardoso, o conceito de Psicologia do Voo Livre mergulha nas complexidades mentais que envolvem essa atividade emocionante. Assim, tem como objetivo explorar os aspectos psicológicos do voo livre e como eles influenciam tanto o desempenho dos pilotos quanto sua experiência pessoal.

Inicialmente a partir de observações feitas em rampas de Palmas (TO) e região e depois através de participação em congressos e encontros em todo Brasil, através de recorrentes declarações, depoimentos e discursos de pilotos sobre suas dificuldades, medos e inseguranças ao se tratar do seu voo diante das diversas condições, níveis de pilotagem e equipamentos, classificamos o termo MEDO como algo comum a todos.

O medo é um mecanismo natural a todos e que quando disfuncional, influencia e em muitos momentos determina decisões nem sempre corretas do ponto de vista da segurança e prudência, tornando assim o indivíduo uma “presa fácil” para as armadilhas mentais e disfuncionais da Psique.

Voar exige uma mente afiada, capaz de processar informações em tempo real e tomar decisões rápidas e precisas. O estado de espírito (emocional) e a abordagem mental podem afetar diretamente o desempenho e a segurança durante o voo.

Embora seja uma atividade emocionante, o voo livre também possui um impacto significativo no corpo e na mente dos seus praticantes.

No aspecto mental, o voo livre proporciona uma série de benefícios psicológicos. Voar pelos céus traz uma sensação de liberdade e escapismo, permitindo que os praticantes deixem de lado o estresse e as preocupações do dia a dia. A conexão direta com a natureza e a paisagem deslumbrante que se desdobra diante dos olhos trazem uma sensação de paz, tranquilidade e relaxamento mental.

A prática do voo livre também estimula a concentração e o foco mental. Durante o voo, os pilotos precisam estar atentos aos detalhes, como condições meteorológicas, mudanças de vento e a posição da asa em relação ao corpo. Essa atenção plena no momento presente ajuda a desenvolver a capacidade de concentração e melhora a clareza mental.

Assim, podemos afirmar que um piloto que conhece seu equipamento, conhece sobre condições meteorológicas e serológicas, tem conhecimento sobre seu sítio de voo e não tem conhecimento sobre si, é um piloto limitado.

Em breve, estaremos aprofundando nesse e em outros diversos temas do voo, no Livro Psicologia do Voo Livre. Aguardem!

PILOTO

Gilberto Ribeiro Cardoso
Psicólogo CRP 12/19558
INSTAGRAM
SITE

Mais Notícias

Parceiros