Por trás das competições: segunda etapa do CBP 2024 terá novo edital

07 de dezembro de 2023 - Por Fernando Brandalize

Fala piloto! Fernando Brandalize (Zóio) aqui para falar sobre a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente 2024. Ela terá seu edital de escolha da cidade-sede liberado em breve, mas antes vou contextualizar o assunto.

Mundial e etapa pré-Mundial

Como todos devem lembrar, em 2025 o Campeonato Mundial de Parapente FAI irá acontecer no Brasil, no Pico do Gavião. E sua regulamentação exige que o organizador promova um ‘evento pré-mundial’ um ano antes. Logo, a segunda etapa do CBP 24 cumpriria esse papel (acontecendo em setembro de 2024, em Andradas).

Porém, o Pan-Americano de Parapente irá acontecer neste mesmo local e data. Por isso, o organizador desses eventos internacionais pediu à CBVL que solicitasse à CIVL (Comissão de Pilotos de Parapente e Asa Delta da FAI) que o Pan fosse válido como pré-Mundial. E eles o aceitaram.

Como fica o Mundial, o Pan e o CBP

Bom, então o Mundial segue confirmado para 2025 e o Pan-Americano será seu evento teste, acontecendo exatamente um ano antes. Ambos serão no Pico do Gavião.

Já o CBP terá sua primeira etapa em Castelo (ES), conforme seleção que seguiu regulamento, e agora terá liberdade para ter sua segunda etapa em outro local. Por isso, em breve a CBVL abrirá um novo edital, dando a outros organizadores e cidades a chance de sediar a grande decisão de um Campeonato Brasileiro de Parapente!

Fiquem de olho nas notícias, pois nos próximos dias estaremos abrindo o Edital!

Mais Notícias

Parceiros