Por trás das competições, por Fernando Brandalize (Zóio): Copa Brasil Sport evolui para novo formato em 2024

Veja as novidades do evento que cresceu e terá formato inédito no próximo ano

08 de novembro de 2023 - Por Fernando Brandalize

Fala, galera! Esta é a primeira edição da Por Trás das Competições, onde vou falar sobre novidades das competições de parapente no cenário nacional. E começamos com uma grande notícia: o novo formato da Copa Sport. Agora, Campeonato Brasileiro Sport!

O CBPS 2024 tem um modelo inédito, com eventos distribuídos pelo Brasil. A ideia é alcançar todas as regiões do país, oferecendo a oportunidade de participação e aprendizado sobre competição para um número maior de pilotos.

Campeonato por todo o Brasil

Por isso, os eventos serão divididos em 4 etapas, uma por região. Então passaremos por Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste. Em cada etapa será atribuída uma palestra técnica sobre algum assunto relacionado a competição, como fórmulas, técnicas de voo em competição, instrumentos, segurança, contribuindo ao conhecimento técnico dos atletas.

O regulamento está sendo desenvolvido para que um piloto possa ser campeão mesmo sem participar de todas as 4 etapas, adotando um formato de descarte. O objetivo é abranger mais pilotos em mais regiões e trazer chances para que todos tenham boas posições no ranking final.

As competições Sport são eventos importantes para o crescimento técnico dos atletas, pois são um ambiente que reúne performance e segurança, contribuindo na evolução de técnicas. Assim, todos evoluem e, se desejarem, podem chegar ao nível máximo de competição de um Campeonato Brasileiro de Parapente (CBP).

A Classe Sport vem crescendo exponencialmente anualmente e se produzindo eventos atrativos para muitos pilotos. Um exemplo é o SRS, circuito internacional especial para equipamentos de Classe C ou Inferior - para saber mais acesse https://sportsracingseries.org/

Acreditamos que o Brasil tenha um potencial gigantesco na categoria, já que grande parte dos pilotos e atletas voa com equipamentos de Classe C ou Inferior. Em 2024, trabalharemos de forma especial em cima do CBPS para construirmos um circuito de qualidade para esses atletas.

E aí, quem será o primeiro Campeão Brasileiro de Parapente Classe Sport?

Mais Notícias

Parceiros