"Palavras ao Vento": Projeto leva alunos para uma imersão no universo do voo livre

09 de maio de 2025 - Por Maruza

Durante as etapas do CICO – Circuito Centro-Oeste de Parapente, não são apenas os céus que ganham cores e emoção. Em uma iniciativa da escola Base do Voo, estudantes de escolas municipais têm a oportunidade de viver uma experiência inesquecível por meio do projeto “Palavras ao Vento”, que une esporte, educação, meio ambiente e inclusão social.

A ação acontece sempre nas cidades que sediam as etapas do campeonato. Antes da competição começar, a equipe do projeto inicia as tratativas com autoridades locais — como prefeituras e Corpo de Bombeiros — e propõe à Secretaria Municipal de Educação a inclusão de escolas no programa.

As escolas selecionadas participam de um concurso de redação e desenho, que leva os estudantes a explorar sua criatividade e imaginar-se no mundo do parapente. Antes do concurso, os alunos recebem uma visita especial: uma equipe de pilotos profissionais apresenta o esporte de maneira lúdica e envolvente. Eles levam até as salas de aula um velame (a "asa" do parapente), capacetes, rádios, luvas e outros equipamentos de segurança, permitindo que as crianças toquem, perguntem e entendam melhor como tudo funciona. Além disso, a conversa inclui reflexões sobre sustentabilidade e a importância da conservação do meio ambiente.

Cada escola tem dois selecionados: o autor da melhor redação e o do melhor desenho. No dia da abertura da etapa do campeonato, os vencedores são levados até a rampa de decolagem, onde são recebidos com entusiasmo pela equipe da Base do Voo.

Ali, eles têm uma imersão real no universo do voo livre: conversam com pilotos durante a preparação da prova, aprendem sobre as condições climáticas, como funcionam as térmicas e acompanham os bastidores da competição. A experiência culmina com uma cerimônia, onde os estudantes são chamados a um lugar de destaque para receber  os troféus, reconhecimento e um cobiçado kit-piloto — que inclui, uma camiseta com a palavra "PILOTO" estampada no peito.

“É um momento muito legal e prazeroso tanto para eles quanto para nós. E também para o público que esta alí. Muitos acabam se emocionando quando lemos as redações ou mostramos os desenhos”, contou Alexandre Borges Fernandes Camozzi, um dos organizadores do projeto.  

Já em sua quarta edição, o projeto “Palavras ao Vento” segue mostrando que o esporte pode ser também uma ferramenta poderosa de transformação, inspiração e aprendizado.

Parceiros