Palavra do presidente: principais ações de CBVL em 2023

07 de dezembro de 2023 - Por Vinícius Matuk

Mais um ano que se encerra deixando como herança muitas conquistas e suor dedicado ao voo livre! Evoluímos regras, agregamos forças para nossas causas, participamos dos eventos máximos do esporte, debatemos normas com autoridades aeronáuticas.

Aconteceu tanta coisa que o ano passou rápido demais para percebermos, então vale fazer um resgate dos principais avanços da CBVL em 2023.

Na legislação, tivemos a oportunidade de debater continuamente com o DECEA sobre os requisitos para uso do espaço aéreo, o que nos deixa confiantes de que estamos ficando cada vez mais perto da possibilidade de voar sem grandes restrições nas áreas não controladas. Além disso, conseguimos esclarecer diversos pontos específicos da legislação para tornar mais claro o processo de análise de pedidos de concessão de espaço aéreo.

Ainda sobre normas e regras, debatemos por quase todo o ano a evolução - muito necessária - da Norma Regulamentar. Participaram do debate, além de toda Diretoria da CBVL, diretoria da ABP, instrutores, pilotos de duplo, competidores, pilotos recreativos… Enfim, todos os perfis de piloto foram de alguma forma representados na construção. E essa evolução fica marcada principalmente pelo compromisso fixado na Portaria nº 004/2023 no sentido de que a Norma Regulamentar e os Planos Básicos de Ensino devem ser revisados no mínimo a cada 2 anos para estarem sempre condizentes com a realidade atual do voo livre brasileiro.

Realizamos o 22º Encontro Nacional de Pilotos e Instrutores – ENPI em Pancas (ES), que foi igualmente um sucesso de público e conteúdo, marcando o compromisso da CBVL com a boa formação, especialização e atualização de nossos associados. E já estamos planejando a próxima edição para maio de 2024, na região Sul do país, com foco maior na formação do instrutor, com temas como didática, técnicas de ensino e avaliação. Que tal organizar um ENPI na sua região?

Como todos já sabem, anunciamos nossa (re) união com a ABP, algo que acreditamos que já deveria ter acontecido há muito tempo. Afinal, ambas as entidades, diretores e associados, possuem os mesmos anseios, objetivos e preocupações. Por isso, faz muito mais sentido unir os talentos e trabalhar juntos. A Norma Regulamentar é um exemplo dessa união de experiências. Acreditamos que agora somos 200% mais fortes e mais capacitados para defender nosso esporte e nossos associados.

Outro fruto dessa reunião foi o 1º Congresso Brasileiro de Voo Livre, realizado em Atibaia (SP). Reunimos mais de 200 pilotos de todo país, que tiveram a grande experiência de ouvir não apenas palestras técnicas, mas também conhecer a história de vida de grandes nomes do Voo Livre mundial como Gin Seok, Ary Pradi, Bruce Goldsmith e Eli Egger. Este evento marcou uma nova história do voo livre brasileiro, com uma única grande entidade nacional forte e unida, além de uma nova tradição em eventos técnicos.

Mais uma vez, apoiamos ativamente a Seleção Brasileira nos Campeonatos Mundiais da FAI. Voando de Asa na Macedônia, conquistamos o terceiro lugar entre Nações e o terceiro na Open com o experiente Nenê Rotor. Já no Parapente, na França, conseguimos assegurar o sexto lugar apesar dos muitos desafios enfrentados. O apoio financeiro da CBVL é crucial para a participação dos atletas brasileiros e só é possível graças às verbas advindas do faturamento dos próprios campeonatos brasileiros. Nos mostramos fortes enquanto nação e no caminho certo da evolução!

Falando em eventos, recebemos as excelentes notícias de que sediaremos o Campeonato Panamericano de Parapente em 2024 e o Campeonato Mundial de Parapente em 2025! Nossas propostas, enviadas em conjunto com a empresa Vetor Esportes e o Comitê Aerodesportivo Brasileiro – CAB, foram aprovadas e eleitas por unanimidade dos delegados dos países membros do plenário do Comitê Internacional de Voo Livre – CIVL. É mais uma prova de que o Brasil é um dos melhores lugares do mundo para a prática do voo livre. Ainda, de que nossos eventos são os mais bem organizados e estão entre os de melhor nível técnico no mundo.

E nosso novo site de eventos finalmente saiu do forno e está no ar! Um sistema mais moderno, simples de utilizar e que dá mais autonomia ao organizador. Estamos muito felizes com o resultado e esperamos que os frutos sejam muito positivos!

Bom, 2024 nos espera com muito mais novidades e trabalho, sempre focados na evolução e profissionalização. Saibam que nossos canais estão sempre abertos para dúvidas, críticas e feedbacks. Nos mandem suas ideias e anseios! E que nossa união e força aumentem a cada dia no ano que está chegando e nos próximos, também. Um abraço! 

Mais Notícias

Parceiros