Nenê Rotor fatura bronze no Mundial de Asa

Relembre as conquistas do vitorioso Álvaro Sandoli

04 de setembro de 2023 - Por Guilherme Augusto

Com mais de quatro décadas dedicadas ao voo livre e 59 anos de idade, Alvaro Sandoli segue voando com a disposição de um garoto. E somando conquistas. A mais recente veio em agosto, obtida entre a elite internacional do esporte.

Nenê Rotor faturou o terceiro lugar na corrida individual no 23º Campeonato Mundial de Asa Delta, disputado na Macedônia. Foi a primeira terceira vez que um brasileiro obteve medalha de bronze na competição, repetindo o feito de Paulo Coelho (1991) e Pedro Matos (1999).

Bronze na Macedônia

Falamos detalhadamente do Mundial aqui, mas vale lembrar que ele foi tão duro quanto um Mundial FAI deve ser. Provas desgastantes, com mais de 120 km, e longas pernas de contravento colocaram à prova a habilidade, estratégia e resistência física dos mais de 120 competidores.

Mas Nenê encontrou o próprio equilíbrio em meio a adversidade. Foi o único piloto brasileiro a chegar todos os dias no goal, inclusive nas várias provas com mais de 4h de duração. E de quebra, segundo ele, chegou ao final da maratona sem qualquer cansaço. "Podia voar de novo no dia seguinte'.

Como resultado, figurou entre os melhores pilotos do mundo desde a primeira task e não largou o osso até a premiação. Somou 6.889 pontos, apenas 5 (entre mais de 7.000 pontos em jogo) atrás do segundo colocado Marco Laurenzi, que tem praticamente a metade de sua idade. O primeiro lugar ficou com o também italiano - e agora tetracampeão - Alex Ploner, com 7.096 pontos.

Carreira de vitórias

A conquista colocou Nenê de volta ao pódio num Mundial, lugar que ele conhece bem. Nas disputas por nações, já tinha subido ao segundo lugar em quatro ocasiões: 1990, 2001, 2003 e 2019. Considerando 2023, já são cinco. Assim, o hoje avô Rotor figura na elite do esporte há mais de 30 anos.

Claro que a carreira nacional é igualmente grandiosa. Nenê foi seis vezes campeão Brasileiro de Asa Delta (1989, 1991, 1998, 2005, 2008 e 2016), além de conquistar grande notoriedade com a Rotor Equipamentos, hoje gerenciada ao lado dos filhos Bruno e Guilherme - com quem voou no Mundial. Ainda, vem se dedicando à organização de eventos, estando à frente das últimas etapas do Brasileiro de Asa Delta, incluindo a decisão de 2023.

Mais Notícias

Parceiros