É carnaval! Relembre quando o voo livre emocionou na avenida

‘Vou voar de asa delta!’ dizia o samba enredo em homenagem a Pepê Lopes

07 de fevereiro de 2024 - Por Guilherme Augusto

A cultura do voo livre no Brasil é tão forte que vai muito além das rampas de decolagem, escolas ou competições. Cartão postal do país, o esporte está presente em inúmeros contextos. Inclusive, na Passarela do Samba. Quer ver?

Voo livre no carnaval carioca

Em 1993 a G.R.E.S. Tradição ascendeu da Divisão de Acesso ao disputadíssimo Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro. A conquista foi embalada por um grande desfile movido pelo belo enredo ‘Não me leve a mal, me leve ao Carnaval’. No ano seguinte, na divisão principal, precisava de algo ainda mais primoroso.

Daí surgiu a ideia de homenagear o voo, numa viagem do sonho de Ícaro à asa-delta, passando pelo 14 Bis do brasileiro Santos Dumont e o voo à Lua. O tema era ‘Passarinho, passarola, quero ver voar’.

Asa delta em carro alegórico

O desfile foi organizado em 4 partes. Nas primeiras tratou do céu, do sonho de voar, da mitologia em torno do assunto. E na última, para coroar o tema, mostrou as principais criações do homem para conquistar ‘o grande oceano celeste’, como diria Dumont. 

E lá estava a Asa Delta. Uma asa foi colocada como peça central de um carro alegórico em homenagem a Pepê Lopes, campeão Mundial - e que falecera há dois anos. Na selete estava o piloto Nilton Rangel, o Zero, que lembra do momento com carinho.

“Cara, foi sensacional. A música falava da vontade de querer voar e também da asa. Então, quando nós surgimos lá no fim do desfile, bem na hora do ‘vou voar de asa delta!’ o público explodiu! Todos levantaram. Caramba, foi maneiro demais!”.

Entre os nomes dos responsáveis pelo desfile está o de Valdir Ferraz, que também trabalhou no de 1993. O enredo é de Lícia Lacerda, enquanto a letra é assinada por Jajá Maravilha, Aniceto, Tonho, Sandro, Jurandir, Jorge Makumba e Lourenço. O interprete foi Edmilton Almeida (Edmilton di Bem).

Veja o voo em destaque na avenida!

Na carona da asa de Pepê, a Tradição conquistou o notório 6º lugar no Grupo Especial. Com mais de 3.500 pessoas envolvidas no trabalho, somou 291,5 pontos, mesma nota da Beija-Flor de Nilópolis.

O desfile completo está disponível no Youtube. Assista aqui. Já a música e enredo você pode conferir aqui.

Colaborou: Carlos ‘Zezé’ Srour, diretor institucional da CBVL, fundamental nesta pesquisa histórica.

Mais Notícias

Parceiros