Brasileiros de Parapente e Asa Delta: é hora da decisão!

As etapas finais das duas competições rolam em setembro. Saiba o que esperar e prepare sua torcida

04 de setembro de 2023 - Por Guilherme Augusto

Nas próximas semanas conheceremos os novos campeões nacionais de voo livre! Isso porque o Campeonato Brasileiro de Parapente realiza sua final em Araxá (MG), de 9 a 16 de setembro; enquanto a última etapa do Brasileiro de Asa Delta rola em Carmo do Rio Claro (MG) do dia 23 a 30. Você está preparado?

Brasileiro de Parapente invade Araxá

Famosa por sua intensa extração mineral e intermináveis plantações de batata, Araxá (MG) conquista notoriedade no voo livre desde os anos 1990 - numa história que já contamos aqui. É sede de grandes eventos e já recebeu até a final do Brasileiro de Parapente 2016. Agora, sete anos depois, está pronta para entregar mais uma etapa inesquecível.

Com desnível de ‘apenas’ 240 metros, acertar na decolagem é fundamental. Além disso, a condição ideal é decolar com ventos NE e N, mas as melhores marcas foram obtidas com vento L - que requer atenção especial do piloto ao decolar, devido a ventos laterais/rotores.

É esta característica que os pilotos que brigam pelo título irão enfrentar. Na Open a vantagem é de Martinho Ribeiro Morais, seguido pelos campeões Luciano Horn e Samuel Nascimento. Já na Aspirante Mário Monteiro defende a P1 conquistada em Valadares, a 37 pontos do atual campeão Lucio Dal Pozzo.

Entre as mulheres, Isabela Salles puxa a fila, com boa margem para a tetracampeã (e segunda colocada) Marcella Uchoa. Por fim, a disputa por times é encabeçada por Niviuk Brasil 2. Veja a classificação completa aqui.

Asa volta à Carmo do Rio Claro

O Campeonato Brasileiro de Asa do ano passado realizou sua final em Carmo do Rio Claro (MG) e o sucesso do evento motivou o retorno da cidade para a temporada 2023. E para sediar a final, claro.

O sítio de voo é reconhecido pela abundância e segurança de pousos, bem como pelas grandes rampas de decolagem. É lá que todos iniciarão suas provas, incluindo o favorito Glauco Pinto, que terminou a primeira etapa à frente de Nenê Rotor e David Brito Filho, atual bicampeão.

Na Sport a vantagem é de Gabriel Pereira da Silva, seguido por Pedro Ceppas Castellani e Luiz Gustavo de Andrade Maximo. Já na Fun, quem chega como líder é Enes Carlos Moreira Oliveira, com Gabriel Silva e Pedro Castellani nas segunda e terceira colocações.

Transmissão ao vivo nas provas

Acompanhe tudo pelas redes sociais de @CBVL.oficial! Teremos a cobertura das duas finais nas redes sociais, com transmissão ao vivo das decolagens, goals e premiações.

Mais Notícias

Parceiros