‘Cabeça fria e coração quente’, a receita de Davizinho para ser campeão (entrevista)

David Brito Filho faturou o Campeonato Brasileiro de Asa Delta 2022. Confira a entrevista com o bicampeão nacional

04 de outubro de 2022 - Por Guilherme Augusto

A final do Brasileiro de Asa Delta 2022 rolou sob altas expectativas, afinal marcou o retorno da competição a Carmo do Rio Claro (MG), grande sítio de voo que há 10 anos não recebia o nacional. E, como num gesto de gratidão, a região ofereceu aos pilotos 6 dias de provas válidas, com direito a duas acima dos 100 km!

Mas e a briga pelo título, como ficaria? Será que o atual campeão David Brito Filho conseguiria defender o cinturão, mesmo depois do modesto sexto lugar obtido na primeira etapa, disputada em Andradas (MG) em março?

A corrida pelo título

A resposta veio aos poucos, escrita dia após dia. Davizinho apostou na regularidade, buscando pontuar todos os dias e se distanciando de riscos desnecessários, ainda que isso lhe deixasse de fora do top5 da task. E acertou. Foram 4.246 pontos somados, suficientes para lhe garantir o segundo lugar na etapa e o primeiro na classificação geral.

Abaixo, uma breve entrevista com o novo bicampeão. Antes, um agradecimento a todos os pilotos que compareceram e agentes que trabalharam na execução da etapa - em especial ao organizador Álvaro Sandoli. Também, nossos sinceros cumprimentos aos competidores, a Cristian Ghiotti (campeão nas categorias Fun e Sport) e a David.


E aí, qual foi a estratégia escolhida para 2022?

Sabe, foi um ano que treinei pouco e busquei fortalecer mais a mente. Confesso que não esperava o título, diante do alto nível dos outros competidores, mas acho que acertei na estratégia. No fundo, tentei manter a mente calma e o coração quente.

Como foi receber a confirmação do bicampeonato?

Eu não acreditei (risos). Foi no último dia. No anterior eu acertei na estratégia - saí no segundo start, voei bem e consegui vencer a task -, então as expectativas estavam altas. E a prova não saía, a condição não ajudou. Quando a prova enfim foi cancelada o pessoal todo veio me abraçar, dar os parabéns. Eu não esperava, fiquei sem reação.

Curtiu as provas de Carmo?

Muito! É uma região que conheço desde os 14 anos, mas nem tanto em provas. Um lugar espetacular, lindo, com pousos super seguros. A galera curtiu muito voar lá. E as provas também foram ótimas, mesmo com a condição mais fraca nos primeiros dias. Aliás, o pessoal que montou as provas tinha acabado de vir da Europa, o que elevou ainda mais o nosso campeonato. No voo tava todo o mundo se marcando, voando junto, coisa de alto nível mesmo.

Bom, você é bicampeão. É hora de curtir?

Ah, de comemorar muito e relaxar, mas também de planejar o futuro. O campeonato do ano que vem vai ser vencido por quem estiver mais focado e treinado, assim o tri pode vir, com certeza. Mas o meu sonho mesmo é ver o Brasil campeão mundial por equipes, algo que mexe comigo desde que eu era criança. E eu quero estar lá, fazendo parte do time que vai trazer o bi do Mundial pro nosso país. 

 

Para finalizar, os agradecimentos vão para quem?

Para os patrocinadores, claro, em especial ao pessoal da Rotor, que me ajuda demais. Também ao Corinthians e à Extreme Sports. E ainda tem a minha família, os amigos e toda a galera que torceu por mim. Vamos nessa que ano que vem tem mais!

Mais Notícias

Parceiros