Brasil sediará Campeonato Mundial de Parapente em 2023

Competição retorna ao Brasil após 18 anos e irá reunir os melhores pilotos do mundo em Andradas (MG)

08 de fevereiro de 2021 - Por Guilherme Augusto

O Brasil irá sediar o Campeonato Mundial de Parapente 2023 (18th FAI World Paragliding Championship), em Andradas (MG). A informação foi confirmada ontem, 7 de fevereiro, pela Federação Aeronáutica Internacional.

Trazer o mundial ao maior país da América Latina foi uma decisão unânime tomada no Plenário Virtual CIVL 2021. Composto por representantes de 75 países, o evento contou com a participação do delegado FAI - CIVL Thomas Milko, responsável por apresentar a proposta brasileira.

O texto foi muito bem recebido e, inclusive, rendeu elogios. O presidente da FAI-CIVL Stephane Malbos destacou a tradição do país em sediar grandes competições, o carinho que os pilotos têm pelo país e citou a eficiente estrutura do Pico do Gavião.

Evento teste em 2022

A organização do Mundial de 2023 estará a cargo da Vetor Esportes, empresa com experiência em eventos internacionais de voo livre. Além disso, o time terá apoio da CAB (Confederação de Aerodesporto Brasileira), do Clube de Voo Livre do Pico do Gavião e, claro, da CBVL. 

Segundo Luis Cruz, diretor esportivo da organizadora, o trabalho para trazer a disputa iniciou em 2019, durante o PWC. “A Vetor Esportes agradece a todos que contribuíram com o aprimoramento na realização das competições que resultaram nesta conquista maior. A partir de agora o trabalho se intensifica, afinal faremos o evento teste de 03 a 10 de setembro de 2022”.

Mundial volta ao Brasil após 18 anos

A última vez que a competição aconteceu no país foi em 2005, quando decolou de Governador Valadares (MG), e agora será a vez de Andradas acolher os melhores pilotos do mundo.

As provas acontecem de 4 a 16 de setembro no Pico do Gavião. Aliás, o município e Minas Gerais estão habituados a grandes competições, afinal sediaram o Mundial de Asa Delta em 2017 e o PWC em 2019, além de várias etapas dos campeonatos Brasileiros de Asa e Brasileiro de Parapente nos últimos anos.

Fotos: FAI

Mais Notícias

Parceiros