Araxá (MG) volta ao Brasileiro de Parapente. Conheça a cidade!

Famosa pela extração de pedras preciosas a cidade receberá a final do nacional em 2023

23 de dezembro de 2022 - Por Guilherme Augusto

Está pronto para o Campeonato Brasileiro de Parapente 2023? Se a primeira etapa acontece na conhecida Governador Valadares (MG), de 2 a 8 de abril, a decisão marca o retorno do nacional para Araxá (MG), de 2 a 9 de setembro. Mas o que esperar desse reencontro?

A última vez que a cidade de 110 mil pessoas recebeu o CBP foi em 2016, ano que coroou Cristiano ‘Vermelho’ Ricci como campeão. Agora ela irá receber uma prova decisiva mais uma vez.

Araxá e o voo

A 110 km de Uberaba e 170 km de Uberlândia, Araxá costuma ser notícia nacional graças a sua intensa extração mineral. É lá que fica a maior jazida de nióbio do mundo, além de grandes reservas de fosfato e campos de batata, sendo uma das maiores produtoras do país.

O voo livre chegou na cidade em meados de 1994, pelas mãos de Ruy Marra. O carioca instruiu 9 pilotos (dos quais 3 ainda estão em atividade) e acabou dando início a uma história que culminaria na exploração de um grande sítio de voo, com predominância do parapente. Logo também viriam os instrutores locais, como Alonso Natal e Caixeta, que segue ativo até hoje e colaborou com informações desta reportagem.

A região é famosa por muitos voos épicos. O mais desejado é ir ao Arraial de São João, na Serra da Canastra - são cerca de 80 km, com vento NE. Outros que fazem sucesso é rumo à Cachoeira da Argenita (vento N) e do Barreiro (vento L). O recorde de XC é de 274 km, estabelecido por Marcelo ‘Cecéu’ Prieto.

Dicas para voar em Araxá

A rampa de Araxá tem boa estrutura, com estacionamento, restaurante e 10 mil m² de área gramada para decolagem. Ela fica a 25 km do centro da cidade, em sentido SE, sendo aproximadamente 15 km de asfalto e 10 km em estrada de chão.

Como possui ‘apenas’ 240 metros de desnível, acertar na decolagem é fundamental para um bom voo em competições. A condição ideal é decolar com ventos NE e N, mas as melhores marcas foram obtidas com vento L - que requer atenção especial do piloto ao decolar, devido a ventos laterais/rotores.

A melhor época para voos é de 15 de agosto a 15 de setembro, quando a condição está mais forte e possibilita provas de 100 km com facilidade. Então prepare-se, pois o Brasileiro acontecerá de 2 a 9 de setembro!

Falando em grandes eventos, Araxá está habituada a competições de voo. Além de várias etapas dos Mineiro e Brasileiro de Parapente, também sediou várias provas internacionais. Entre elas, duas edições do XC World Séries, com predominância de pilotos do exterior.

Mais Notícias

Parceiros