Vai começar o Brasileiro de Asa Delta 2022!

Evento inicia neste final de semana, em Andradas (MG)

24 de março de 2022 - Por Guilherme Augusto

Faltam poucos dias para começar o Campeonato Brasileiro de Asa Delta 2022 e a competição promete muito! O evento rola de 26 de março a 3 de abril e nesta semana conversamos com o organizador Álvaro Sandoli, o Nenê Rotor. As expectativas são tão altas quanto o teto da prova, de 3.600 metros!

Nenê e seus filhos, profundamente ligados ao esporte, comandaram a realização do primeiro evento de nível nacional pós-pandemia, o Brasileiro de 2021. Agora eles estão empenhados em fazer uma competição de nível ainda mais elevado, tanto na esfera organizacional quanto na briga pelo troféu.

O que esperar do Brasilero de Asa

Fala, Nenê. “Trabalhamos muito para entregar um evento em um nível jamais visto no país. Fizemos cotas de patrocínios, buscamos premiações, ampliamos o espaço aéreo. A galera pode vir sem medo, porque vai estar incrível”.

O novo tom aparece já no kit entregue aos competidores. Cada piloto receberá 2 camisetas (uma esportiva e outra mais social), mochila, necessaire, squeeze de alumínio e material gráfico, com mapas e adesivos.

Premiação

“Ano passado marcou um salto na qualidade da premiação e agora fomos um pouco mais longe. Cada categoria terá um troféu exclusivo e de altíssimo nível, destes que a gente vai querer manter na sala de casa e mostrar para todo o mundo”.

Mas tem mais. Parcerias mais profundas com patrocinadores proporcionaram itens exclusivos. Como exemplo estão os kits da Champion que serão entregues aos 3º melhores colocados de cada categoria. Além disso, a marca americana de tênis Skechers entregará alguns produtos de alta performance.

Novidades da edição 2022

As novidades começam na premiação, mas vão muito além. Entre elas está o novo formato das provas da categoria Pano Simples, menina dos olhos dos organizadores por ser exclusiva à recém-chegados ao mundo das competições. Pela primeira vez ela terá pilões.

Outra novidade vem do espaço aéreo. A área será generosa, similar a do ano passado, mas com teto elevado, de até 3.600 metros do nível do mar. Em virtude de algumas atividades da Academia da Força Aérea durante a semana, o espaço é mais restrito, mas aumenta no sábado e, sobretudo, no domingo.

Por fim, teremos um novo juiz geral. Aroldo Castro Neves é um nome conhecido do meio e tem a missão de colocar todo o mundo pra voar. “Ele é um baita cara e incentivador do voo. Vai fazer todo o mundo chegar cedo na rampa e montar ótimas provas. Se houver segurança nós teremos prova, ainda que a condição não seja a ideal. Vamos puxar a galera!”.

Exposição de marca

Nenê aguarda a participação de cerca de 80 pilotos, com direito a estrelas do exterior. Entre elas está o italiano Filippo Oppici, um dos nomes no topo da lista da FAI. Também teremos argentinos, paraguaios e americanos.

“Eu deixo o meu apelo para que a galera realmente venha, prestigie o evento. Este será um evento de altíssimo nível e uma oportunidade de mostrar a beleza do nosso esporte pra toda a comunidade, inclusive os não-praticantes de voo”.

Além da presença de pilotos do exterior, a exposição de marca do Brasileiro será potencializada pelas transmissões. Teremos cobertura CBVL, transmissões ao vivo da FreeFlight TV e mais algumas incursões importantes, a cargo dos patrocinadores.

Brasileiro de Asa: etapas

A primeira etapa acontece em Andradas (MG), de 26 de março a 3 de abril. As decolagens rolam no Pico do Gavião, um dos mais tradicionais redutos da asa no país.

Já a etapa final marcará o retorno da competição à Carmo do Rio Claro (MG), cidade que não recebia o evento há 10 anos. Acontece de 3 a 10 de setembro. Saiba mais aqui.

Mais Notícias

Parceiros