Retrospectiva 2022: ano acelerado no voo livre!

O calendário foi repleto de acontecimentos, tanto nas rampas quanto nos bastidores do esporte. Você consegue se lembrar dos principais?

05 de dezembro de 2022 - Por Guilherme Augusto

Ufa, finalmente dezembro! O mês chega para concluir um ano movimentadíssimo no voo livre brasileiro, com novos campeões, recordes mundiais quebrados, grandes eventos retomados e muito (mas muito!) mais. Bora relembrar os principais acontecimentos que rolaram até aqui?

Nova diretoria

Esse foi o primeiro ano da Gestão 2022-2024 da CBVL. Norteada pelo presidente Vinícius Matuk e pelo vice Lois Neubauer, a equipe vem apostando em pilares como a transparência, eficiência e maior representação de pilotos e federações estaduais dentro da Confederação Brasileira. E isso ficou muito claro na AGE.

A Assembleia Geral Extraordinária que rolou em novembro, no Rio de Janeiro, que marcou a criação do Conselho de Administração. Integrado por pilotos e federações, ele irá atuar junto da Diretoria Executiva. No evento também foi apresentado um novo Estatuto e Código de Ética, menos burocráticos, mais claros e com regras anticorrupção mais rígidas. Saiba tudo o que rolou nela aqui (link).

Outra novidade foi o Ranking de Letras. O novo sistema de ranqueamento no Campeonato Brasileiro de Parapente chegou para ampliar a competitividade na prova e incentivar ainda mais a participação em eventos FAI 2 pelo país.

Novos campeões nacionais

Por falar nas grandes competições nacionais, em 2022 tivemos disputas incríveis, provas históricas e campeões inéditos!

No Brasileiro de Parapente o nome da vez foi Gilmar Couto. Depois de vencer duas etapas individuais e fechar o ano em P3 por três vezes em outras temporadas, Gilmarzinho finalmente obteve o sonhado título nacional. A conquista veio após os bons resultados obtidos em Santo Antônio da Alegria (SP) e, sobretudo, no palco da primeira etapa, em Governador Valadares (MG).

Na Copa Brasil Sport o vencedor foi Thiago Azevedo. A competição rolou em etapa única, em Castelo (ES), e enfrentou uma série de desafios externos para cumprir sua missão de fomentar a categoria formada por pilotos de velas A, B e C. Saiba como ela foi aqui (link).

E também vimos multicampeões no ponto mais alto do pódio. Marcella Uchoa faturou seu quarto título consecutivo na categoria Feminino do Brasileiro de Parapente - e também um P5 na Open. Já o Brasileiro de Asa Delta sagrou o bicampeonato de David Brito Filho. Além disso, marcou o retorno da competição para Carmo do Rio Claro (MG) após dez anos. Foi lindo!

Para fechar, o ENPI. Aguardado desde antes da pandemia, o 21º Encontro Nacional de Pilotos e Instrutores levou muito conhecimento sobre segurança, técnicas de voo, meteorologia, legislação e competições para Formosa (GO), em junho.

Brasileiros brilhando pelo mundo!

O ano também foi marcado por grandes conquistas verde e amarelas de nível internacional. Quer ver?

Marcella Uchoa estabeleceu um novo Recorde Mundial Feminino de Distância Declarada ao voar 457 km! A marca foi obtida num voo fantástico, de mais de 11 horas, em pleno Sertão Brasileiro. Foi o quarto recorde mundial quebrado pela mineira.

Na asa delta, Glauco Pinto foi Tricampeão Mundial de Xcountry do ranking FAI! A conquista fica ainda mais incrível se considerarmos o contexto: como voou poucas vezes no ano, o brasileiro não teve margem de erro. Para cravar a conquista precisou fazer 6 voos perfeitos em 6 decolagens possíveis. Demais!

E o Pan Americano de Parapente? O Brasil deu show e reforçou novamente a sua autoridade na competição! O evento rolou em Governador Valadares e foi dominado por brasileiros, com direito a dobradinhas em algumas task. No final, bicampeonato para Rafael Saladini na Open e o tri ao Brasil na disputa por países. Três títulos em 5 edições já realizadas do Pan. É mole?

O calendário ainda foi movimentado por várias etapas do PWC. A primeira foi na Colômbia, onde tivemos brasucas vencendo provas, seguida pelo encontro em Baixo Guandu (ES), marcado por novos bons resultados de nossos pilotos. Na sequência ainda rolaram etapas na Romênia, Macedônia e Coreia do Sul. Já a Super Final acontece no México, agora em dezembro.

Despedidas

Infelizmente, na vida nem tudo são vitórias e motivos para sorrir. No esporte, também não. Em 2022 nos despedimos de personalidades como Toni Recruta, carismático piloto que foi o primeiro brasileiro convidado a participar do Red Bull X-Alps (conheça sua história). Também dissemos adeus a Jô Soares, antigo admirador do voo livre e que protagonizou ao lado do eterno Pepê Lopes uma entrevista que exibiu ao Brasil o poder do nosso esporte (assista).

E o vídeo do urubu voando de parapente?

Certamente, esse foi um dos assuntos mais comentados e inesperados do voo nacional em 2022. O urubu Uru e seu tutor legal Rael conquistaram a atenção do mundo com vídeos onde voam juntos. Aliás, a história dos dois é linda e vai muito além das decolagens - veja aqui.

Outros acontecimentos ainda engajaram a comunidade do voo. Um deles foi a ascensão do Hike and Fly, modalidade que cresce exponencialmente no país. Se ela já tem um campeonato sólido em locais como o Espírito Santo, começa a ganhar espaço no Paraná! Qual será o próximo destino?

Para fechar, teve brasileiro palestrando sobre voo livre no Irã! O episódio foi protagonizado por Rafael Saladini, que fez uma longa palestra com cerca de 3 horas de duração para 180 pilotos do país. Além disso, claro, curtiu um pouco o incrível sítio de voo do Irã, com grandes planaltos e teto na casa dos 6 mil metros. O carioca chegou a ter hipóxia! Veja o que rolou aqui.

Mais Notícias

Parceiros