Primeira edição da Copa Sport contou com sete dias de provas

Evento de Parapente rolou em Baixo Guandu (ES), de 12 a 19 de dezembro

22 de dezembro de 2020 - Por Guilherme Augusto

A Copa Sport de Parapente foi um sucesso. O evento entrou para a história do voo livre como a primeira competição de nível nacional desenvolvida especialmente para equipamentos intermediários, ou seja, pilotos com velas B e C.

O encontro rolou em Baixo Guandu (ES), de 12 a 19 de dezembro, reunindo 40 participantes do Brasil, Argentina e Canadá. Eles tiveram à disposição uma grande estrutura, com trackers e veículos de resgate, comparável à encontrada em provas internacionais.

Além disso, a condição incrível garantiu sete dias de voos, com térmicas de até 5 m/s e nuvens no céu. Uma configuração tão sensacional que nem o mais otimista dos atletas imaginou que eles poderiam encontrar.

Doze vezes campeão Brasileiro de Parapente, Frank Brown se envolveu diretamente na organização. “Há tempos eu queria criar algo assim, focado na galera da Sport, pensando em formar a base da modalidade. São apaixonados pelo voo e que dificilmente encontram espaço para competir entre a elite nacional, no Campeonato Brasileiro. O feedback positivo que recebemos nos mostra que estávamos certos e já cria expectativas para a segunda edição”, falou.

Além da programação prevista, os pilotos contaram com dicas do próprio Frank, que fazia um ‘briefing’ sobre a condição do dia e avaliação da prova anterior. Ainda, o evento ocorreu em paralelo com o Guandu Open, possibilitando que atletas intermediários e com velas CCC voassem em locais comuns.

Para Brown, “este foi outro ponto alto da Copa. Toda a galera, sendo que muitos estavam em seu primeiro grande evento, pode contar com a experiência de quem já voa nas classes superiores. Isso porque havia provas diferentes para Sport e Open e elas possuíam várias interseções entre si, com raio de start e pilão próprios. Assim, o pessoal se encontrava e um grupo ia ajudando o outro".

Copa Sport 2021 já tem data

A CBVL já divulgou o calendário de competições nacionais de 2021. No próximo ano a Copa Sport vai rolar em etapa única, de 21 a 28 de agosto. O local escolhido será novamente Baixo Guandu (ES).

Copa Sport 2020: Resultados

Cat. Sport
Campeão: Pablo Zeballos
Vice: Ramon Moreira da Silva
3º: Wesley Alves da Costa
4º: Leandro PC
5º: João Batista Mont-Gomery Carvalho Lazarone

Cat. Sport Lite
Campeão: Vinícius Bianchi
Vice-campeão: Eduardo Reis Martins
3°: Geferson Bonifácio de Souza
4º: Michel Lacerda Carmo
5º: Bernardo Margotto Rosa Gonçalves

Cat. Open (Guandu Open)
Campeão: Frank Brown
Vice: Marcella Pomarico Uchoa
3º: Walter Moraes de Oliveira Filho
4º: Thomas Milko
5º: Tulio Subira Coutinho

Para conferir os resultados completos, acesse o site do evento.

Palavra dos campeões:

Pablo Zeballos:
“Estou muito feliz por ter participado e, também, orgulhoso e honrado em conquistar a vitória. Foram sete dias incríveis, com provas muito bem elaboradas e excelentes briefings do Frank Brown. Espero retornar já em 2021 e com a companhia de ainda mais amigos argentinos. Gostaria de deixar um agradecimento à organização, especialmente ao Frank, Zenilson Rocha e Marcelo Ratis, que fizeram um campeonato maravilhoso”.

Vinícius Bianchi:
“Este foi meu primeiro campeonato e tive uma experiência inesquecível. Além de aprender muito nos sete dias, estava focado em trazer o troféu para casa, e alcançar isso foi uma conquista muito emocionante. Ainda, o evento foi bem organizado, satisfazendo a todos e encerrando um ano tão difícil de uma forma muito positiva”.

Marcella Uchoa:
“A condição estava excelente, com sete dias de provas muito boas. Foi um campeonato de muito aprendizado e com experiências sensacionais, como conquistar o pódio da Open, voar ao lado do Frank, chegar ao goal em vários dias. Também realizei outro sonho, de matar uma prova. Foi um dos campeonatos mais perfeitos que eu já pude realizar. Além disso, Baixo Guandu é incrível, um dos meus lugares preferidos de voar. Com certeza vou estar aqui novamente no ano que vem”.

Fotos: Zenilson Rocha

Mais Notícias

Parceiros