Palavra do Presidente: O que 2023 guarda para o Voo Livre Brasileiro

02 de janeiro de 2023 - Por Vinícius Matuk

O ano mal começou e os trabalhos já estão a mil por hora. Repetindo o ritmo de 2022, planejamos muitas mudanças e melhorias tanto nos procedimentos internos da CBVL quanto nas normas e regulamentos que atingem todos os associados, além de várias ações e eventos que sem dúvida alguma contribuirão para o crescimento do voo livre a nível nacional.

Para começar, já temos um calendário de eventos lotados de campeonatos – mais de 35 eventos de parapente e asa delta. Por falar em campeonatos, esse ano deve acontecer o primeiro evento nacional oficial de Pouso de Precisão, modalidade que já faz muito sucesso na Ásia e na Europa e que deve ser a porta de entrada para os esportes aéreos nas Olimpíadas. Ainda, passaremos a promover eventos oficiais CBVL de Hike And Fly, proporcionando maior apoio técnico e institucional para os atletas e organizadores, criando, inclusive, o ranking nacional da modalidade.

No âmbito interno, o novo site e sistema de competições deve ser implantado ainda em janeiro, trazendo uma gestão mais simples e moderna para todos eventos. O novo sistema dá mais liberdade para o organizador controlar e editar a página de seu evento, além de simplificar a gestão e até mesmo a localização dos resultados.

Nessa mesma área, iniciamos o planejamento da reforma do sistema de gestão de habilitações e nivelamento, também sempre na busca de simplificação e modernização. Nós da atual diretoria também somos pilotos, instrutores, competidores e usuários do sistema, sabendo na prática das dificuldades que às vezes encontramos até para saber se já temos os requisitos para subirmos de nível. Como projetar e, principalmente, programar um sistema é trabalhoso e leva tempo, já iniciamos esse trabalho para que fique pronto ainda nessa gestão.

Voltando a falar de eventos, em março teremos mais uma edição do ENPI, que dessa vez será realizado em Pancas, no Espírito Santo. O evento aproveitará o feriado de 1º de maio e trará palestras voltadas para a formação e reciclagem de instrutores e pilotos de voo duplo, com temas que vão desde técnicas de ensino e avaliação até questões mais comerciais de marketing e propaganda.

Este ENPI inaugurará uma série de parcerias que revelamos aqui e agora: depois de muitos anos trabalhando no mesmo sentido, mas de maneira separada, ABP e CBVL passam a unir forças em várias frentes com a finalidade única e de interesse universal do aprimoramento e crescimento do voo livre nacional. O primeiro passo dessa caminhada é a participação da ABP no planejamento e efetivação do ENPI, inclusive com palestrantes. As entidades irmãs ainda trabalharão juntas no aprimoramento de suas Normas Regulamentares, nos métodos e sistemas de ensino e, finalmente, nos sistemas de avaliação. É por esse motivo que ainda não implantamos a nova Norma Regulamentar que revisamos durante o ano de 2022 – trabalharemos junto com a ABP para termos regras coesas e uniformizadas. Consideramos esse um dos acontecimentos mais importantes da história recente do voo livre nacional e temos certeza que essa parceria renderá excelentes frutos.

Ainda teremos vários outros acontecimentos importantíssimos como os mundiais de Parapente em Chamoux sur Gelon, na França, e de Asa Delta em Krushevo, na Macedônia; nossos tradicionais Campeonatos Brasileiros de Parapente e Asa Delta; continuaremos as negociações na ANAC no processo de alteração dos RBAC 103 e 183; com a mudança de comandos e lideranças, reforçaremos os trabalhos junto ao Congresso Nacional e ao DECEA; fortaleceremos o nome e a “cara” da CBVL; etc; etc; etc... Enfim, continuaremos incansáveis e cada vez mais dedicados no trabalho de desenvolvimento, crescimento e aprimoramento do voo livre brasileiro. Nos vemos nos ares!

Mais Notícias

Parceiros