O bom filho voltou: Carioca de Asa Delta retorna para São Conrado

Estadual foi retomado após 10 anos, com etapa única decolando do berço do voo livre no Brasil

23 de dezembro de 2022 - Por Guilherme Augusto

Após quase 10 anos pausado, uma grande articulação nos bastidores culminou com a retomada do Campeonato Carioca de Asa Delta. E o lugar para esse reinício não poderia ser outro senão a capital do Rio de Janeiro, berço do voo livre brasileiro.

O estadual rolou em dezembro, em etapa única, com a tradicional receita da capital fluminense: decolagem da Pedra Bonita, voo sobre a Cidade Maravilhosa e pouso (de precisão!) na Praia do Pepino, diante da sede da Federação Carioca de Voo Livre, da sede da CBVL e de centenas de turistas. 

Como o Carioca tomou forma

O evento foi organizado pelo Clube São Conrado de Voo Livre, com apoio da FVLERJ e CBVL. Para tomar forma, ele precisou de um trabalho de resgate junto de atletas, patrocinadores e apoiadores, como contou o coordenador de marketing do Clube, Carlos Srour.

“Há anos queríamos retomar o Carioca e precisava ser em São Conrado, a maior vitrine do voo livre brasileiro. Então esse movimento ganhou força entre os pilotos e discutimos com o Clube, que cedeu sua estrutura, equipamento e equipe. Também encontramos apoio e patrocinadores, especialmente a Nissan Ab San Diego e o Quiosque Na Praia. ”.

“Mais que fazer um evento de voo, queríamos virar os holofotes ao Rio de Janeiro, mostrar nosso esporte a milhares de pessoas e resgatar o glamour da Praia do Pepino, sinônimo de asa delta nos anos 1980. Deu certo! Por isso preciso agradecer a nomes como Clínio Ferreira, Zé Gala (José Guilherme Lessa) e Vinícius Matuk, essenciais para este recomeço.”

Como foi o evento (avaliação)

Foram dois dias intensos na Pedra Bonita, com grande movimentação de turistas, pilotos e competidores. Participaram mais de 60 atletas, representando estados como Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os destaques, o atual bicampeão Brasileiro de Asa David Brito Filho e o campeão nacional de 2006, Gustavo Saldanha - que acabaria vencendo o evento.

“Fizemos um grande esforço para retomar um Campeonato parado há tanto tempo e fomos recompensados com uma experiência incrível. Claro que tivemos alguns percalços, que serviram de aprendizado para a próxima, mas a avaliação é super positiva, com elogios entre pilotos e fãs do esporte. Tanto que a prova incentivou a retomada de um Carioca com várias etapas para 2023”, contou o organizador Zé Gala.

Carioca 2023

Enfim retomado, os organizadores estão trabalhando pelo fortalecimento do Campeonato Carioca de Asa Delta. Para 2023 estão previstas 5 etapas:

1 - Campos dos Goytacazes
De 04 a 05 de fevereiro; ou de 25 e 26 de março. (28/03 aniversário da cidade)

2 - Rio Bonito
De 29 a 30 de Abril; ou 6 e 7 de maio.

3 - Porciúncula
De 19 a 20 de agosto (21/08 aniversário da cidade); ou 26 e 27 de agosto.

4 - Petrópolis
De 18 a 19 de novembro; ou de 25 a 26 de novembro.

5 - Rio de Janeiro (São Conrado)
De 02 e 03 de dezembro; ou 16 e 17 de dezembro.

Resultados

Profundo conhecedor do voo carioca, Guga Saldanha faturou a categoria Open, enquanto Bruno da Costa foi o melhor na Sport. Já na Pano Simples o vencedor foi Welison Pereira. Veja os resultados completos aqui.

Mais Notícias

Parceiros