Hora de esquentar as turbinas para o Brasileiro de Asa Delta

Campeonato de 2021 acontece em etapa única, de 19 a 25 de setembro, em Andradas (MG)

18 de agosto de 2021 - Por Guilherme Augusto

Nossa comunidade de asa é pura expectativa para o próximo mês, e não é para menos. De 19 a 25 de setembro acontece o Campeonato Brasileiro de Asa Delta 2021, numa decisão de etapa única, no Pico do Gavião - Andradas (MG).

Além de coroar o novo campeão, o evento também dá fim à uma espera de mais de um ano sem provas da modalidade em nível nacional. A última edição rolou em 2019, meses antes do início da pandemia.

Expectativas a mil

A organização é chefiada por Álvaro Sandoli, o Nenê Rotor. Aliás, ele não faz questão alguma de esconder a empolgação de voltar a competir.

“Mais do que uma grande competição, será o reencontro de amigos voadores. Estamos todos há muito tempo isolados em casa, distantes, longe das rampas e agora poderemos estar juntos - e voar juntos - mais uma vez. Vai ser incrível.”

O evento deve ser beneficiado pela condição climática. Tradicionalmente, a melhor época para voos em Andradas é justamente de agosto a setembro, com foco no fim de setembro, com um clima seco e que já começa a esquentar.

Novidades do Brasileiro 2021

Além de tirar a ferrugem da asa, quem encarar o Brasileiro de 2021 encontrará boas novidades. A primeira é o espaço aéreo, que tem autorização para usar uma área maior, com voos pelo lado da planície e não apenas nas montanhas na direção de Pouso Alegre.

A outra é a adição de uma nova categoria. Como o nome sugere, a Pano Simples é dedicada para asas mais simples e pilotos com menor experiência. Na divisão de iniciantes seus membros terão provas específicas, de precisão e permanência e alvo no pouso.

Pilotos do Brasil e exterior

Como a categoria estreante deve atrair novos pilotos, a expectativa é que o evento reúna cerca de 100 competidores. Além de todas as regiões do Brasil, eles devem vir de países como Uruguai, Argentina, Colômbia, Canadá, Estados Unidos, Itália e Noruega.

Categorias participantes

- Open (aberta a todos os pilotos, inclusive estrangeiros)
- Elite (faz a mesma prova da Open, mas apenas pilotos filiados no Brasil pontuam; é dela que sai o Campeão Brasileiro)
- Sport (intermediária, com prova um pouco menor, mais fácil e segura)
- Pano simples (categoria para iniciantes)
- Fun (equipamentos de competição, mas menos disputada)

Premiações e inscrições

E aí, chega de papo e bora voar? As inscrições estão abertas no site da CBVL e têm valores específicos para cada categoria. É melhor correr, pois o número de participantes é limitado!

Para finalizar, a premiação. A organização está nos ajustes finais e irá divulgar detalhes em breve. Mas os pilotos já podem aguardar pela entrega de equipamentos de voo, vestuário, acessórios e troféus de alta qualidade, fazendo jus à envergadura da competição. Caso o número de pilotos passe de 80 também será sorteado um equipamento Rotor no valor de R$ 7 mil.

Mais Notícias

Parceiros