Brasileiro de Parapente e Copa Sport procuram novos endereços

Iniciou o processo que definirá quais as cidades sede das competições em 2022

15 de outubro de 2021 - Por Guilherme Augusto

Atenção organizadores de eventos de voo livre! Nesta semana publicamos o edital de abertura do processo seletivo para as sedes dos Campeonato Brasileiro de Parapente e da Copa Sport 2022.

Este é o primeiro passo para decidir quais serão as cidades sede de duas das principais competições do voo nacional no próximo calendário. Interessados têm de 24 a 30 de outubro para inscrever suas propostas.

Como se inscrever

Participar do processo seletivo é fácil e todas as movimentações estão detalhadamente explicadas no edital. Mas aqui vão alguns spoilers.

Primeiramente, deve ser criada a proposta - de acordo com o manual dos organizadores. O documento precisa incluir um rico memorial sobre a cidade, sua estrutura, as condições de voo e a viabilidade do evento, como a captação de patrocínios. 

Em seguida, a proposta será encaminhada à presidência da CBVL (no email [email protected]) e informada ao Diretor Técnico de Competições, Cristiano Ricci. Isto precisa ocorrer até 30 de outubro.

Em 2022, Campeonato Brasileiro de Parapente acontece em duas etapas, enquanto a Copa Sport rola em evento único

E a seleção, como rola?

Logo na sequência inicia o período de avaliação, chefiada pelo Diretor, que ocorre durante os primeiros dias de novembro. Nesta fase é averiguada a qualidade técnica do projeto, bem como se ele atende a todos os critérios do manual.

Depois os projetos avançam à fase de votação dos competidores, em que os primeiros colocados do Ranking Open 2021 do Campeonato Brasileiro de Parapente e os participantes das últimas edições da Copa Sport têm direito a participação.

A votação ocorre no dia 22 de novembro - mas pode ser reagendada, caso necessário - via plataforma eletrônica. Os votos são individuais e secretos. Então os votos são apurados e os resultados compartilhados com as federações estaduais. O resultado oficial será formalmente anunciado em uma nota da CBVL, publicada até o dia 1º de dezembro.

Como serão os campeonatos 2022

Mais uma vez, o Campeonato Brasileiro de Parapente será realizado em duas etapas, enquanto a Copa Sport ocorre em evento único. Este é o formato tradicional das competições.

Em 2021, o Brasileiro teve sua primeira etapa em Governador Valadares (MG), de 30 de maio a 5 de junho. O segundo encontro foi em Baixo Guandu (ES), de 4 a 11 de setembro. A Copa rolou dias antes, de 21 a 28 de agosto, também em BG.

Veja o Edital aqui;

Confira o manual para organizadores aqui.

Foto de destaque: Gustavo Agne

Mais Notícias

Parceiros