ANAC cada vez mais sintonizada com as entidades do aerodesporto

Reunião na Agência Nacional reforçou a autonomia de entidades como a CBVL

16 de agosto de 2022 - Por Guilherme Augusto

O voo livre segue em pauta! Na semana passada a Agência Nacional da Aviação Civil convidou representantes de entidades que trabalham em prol do aerodesporto para uma reunião. O encontro rolou na sede da ANAC, em São Paulo.

A CBVL foi representada pelo presidente Vinícius Matuk, mas não estava sozinha. Também participaram membros do Comitê Aerodesportivo do Brasil (CAB), Associação Brasileira de Acrobacia Aérea (ACRO), Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), Confederação Brasileira de Paramotor (CBPM), Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq), Confederação Brasileira de Aeromodelismo (Cobra) e a Federação Brasileira de Voo em Planadores (FBVP).

Encontro na ANAC

O evento fez parte das atividades da agenda regulatória da ANAC e abordou o aprimoramento de legislações já vigentes. Entre elas a RBAC 103, que trata do aerodesporto, e a RBAC 183, sobre o credenciamento de entidades. Quem conduziu os trabalhos foi o diretor da ANAC, Luiz Ricardo Nascimento.

Para Matuk, “durante toda a reunião a ANAC elogiou o trabalho já realizado pelas entidades. Também falou em aprofundar esta parceria, passando a delegar um número maior de atividades para agentes como a CBVL”.

Além disso, a Agência Nacional reforçou, mais uma vez, que não tem o interesse e nem meios de regulamentar o aerodesporto. Novamente, falou na importância da autorregulação dos agentes do aerodesporto. 

Por fim, as entidades também apresentaram suas próprias demandas, críticas e necessidades. Neste momento, CBVL, CBPq e CBPM abordaram a necessidade de domínio prático para o certificado de instrutores, indo além de exigências meramente teóricas.

Mais Notícias

Parceiros