WXC FAI: brasileiros conquistam topo de ranking mundial de asa delta

Pilotos Glauco Pinto e Konrad Hailmann estão no top3 do ranking de voos de cross da FAI

15 de outubro de 2020 - Por Guilherme Augusto

O Brasil está no topo do voo livre mundial mais uma vez! Agora, dois brasileiros foram reconhecidos pela FAI (Federação Aeronáutica Internacional) como os melhores pilotos de X-country de asa delta de 2020. Glauco Pinto e Konrad Hailmann são, respectivamente, o primeiro e o terceiro colocados no ranking WXC.

Funciona assim: pilotos de todo o mundo realizam voos de 1º de outubro do ano anterior (no caso, 2019) a 30 de setembro do calendário atual e os seis melhores são convertidos em pontos. Vence quem obtiver a maior pontuação. Glauco marcou 1.833,13 pontos, enquanto Konrad garantiu 1.513,18. Entre eles, na segunda colocação, está o francês Alain Chauvet, com 1.736,41.

Como foram os voos

Campeão do WXC em 2016, Glauco estava de olho no bicampeonato. Por isso, fez uma série de voos em Jaraguá (GO) e depois foi para o Nordeste, onde conseguiu uma boa condição no último dia e acabou faturando o título.

Aliás, o brasiliense tem uma história curiosa com a prova. “É engraçado, mas juro que é verdade: a primeira vez eu ganhei o WXC sem saber. Tava tão focado em bater recordes que só fui voando e voando. Até que num certo dia o Konrad me parabenizou por ganhar a prova da FAI. Ele chegou e disse ‘pô, cê ganhou o WXC, parabéns’”.

Por outro lado, Konrad conhece em detalhes o ranking. Afinal, foi campeão da temporada já em 2015, quando recebeu o diploma emitido pela FAI. Para faturar o bronze em 2020 ele somou voos do verão espanhol com outros em Goiás, onde esteve na companhia de Glauco.

Aliás, os dois são grandes parceiros. Tanto que, para Glauco, “essa foi uma conquista coletiva, já que ajudamos muito um ao outro. Voamos juntos, dividimos resgate, planejamos os triângulos, conversamos na mesma frequência. Então preciso agradecer a ele e, aproveitando, também à CBVL, Rotor Equipamentos, Icaro e quem sempre está conosco, em especial ao pessoal do resgate”.

Atualmente, Glauco voa com uma asa ICARO2000, enquanto Konrad opta pela Moyes Litespeed RX 3.5 Tecnora. Além disso, Glauco possui três recordes mundiais, quatro sul-americanos de distância livre e também faturou o Campeonato Brasileiro de Asa Delta 2018 e integrou a Seleção Brasileira que obteve a prata no Mundial do ano passado. Já Konrad, que deixou um agradecimento ao apoio da Ondas do Ar, tem uma série de recordes locais e regionais sendo que sua maior marca pessoal é de 480 quilômetros.

A importância do título

Vamos fazer uma pausa. Você reparou que participam pilotos de todo o mundo e que eles têm um ano inteiro para planejar seus voos? Ou seja, é gente de todos os lugares (continentes e países), voando em todas as condições, traçando todas as estratégias possíveis para obter os melhores resultados. A consequência disso não poderia ser outra senão ter uma competição totalmente acirrada.

Dobradinha também no XContest

Como o ranking WXC da FAI tem uma série de regras, tanto sobre o espaço aéreo como a respeito da regularização dos pilotos, há quem some seus pontos apenas em outra plataforma, o XContest. Assim, este acaba por ser ainda mais concorrido, reunindo mais de 500 atletas em 2020.

E nele também teve dobradinha brasileira no pódio, novamente, com Glauco como líder e Konrad em terceiro. Considerando outros voos, o campeão somou 2.256,28 pontos, enquanto Heilmann obteve 1.631,14.

Para ver todos os resultados do XContest acesse este link. Já para saber quem foram os melhores no WXC da FAI, veja o site da instituição.

Mais Notícias

Parceiros