Você pode voar no exterior com a Carteira CBVL

Licença concedida pela CBVL é pareada com o IPPI Card, da FAI, e aceita em todos os países parceiros da Federação Aeronáutica Internacional

23 de setembro de 2020 - Por Guilherme Augusto

Com a Carteira da CBVL é fácil voar no exterior. Ela é pareada com o IPPI Card, da FAI, e obedece a todos os critérios da Federação Aeronáutica Internacional. Assim, nivela os atletas com as mesmas métricas internacionais e é aceita em todos os países parceiros da FAI.

Além disso, a licença da Confederação Brasileira de Voo Livre já informa sobre o IPPI. Afinal, ela traz dados sobre nível de proficiência do atleta, seja na asa delta ou no parapente, ao lado do logo da FAI. Assim, oferece fácil leitura e interpretação das informações.

Portanto, interessados em voar em outros países precisam apenas apresentar a Carteira da Confederação Brasileira de Voo Livre - que tem consigo as informações sobre o IPPI Card. Porém, para participar de algumas competições é necessário ter alto nível no IPPI, como 4 ou 5, além de contratar seguros contra terceiros. Então fique atento e se informe sobre as exigências locais antes de chegar à rampa.

O que é o IPPI Card

É o cartão que informa o nível de proficiência do atleta para a FAI, atuando como chancela da instituição para apresentação rápida e clara do piloto que está fora de seu país. Ele foi instituído em 1992 a adota padrões reconhecidos internacionalmente. 

Hoje, o IPPI Card pode ser adquirido em versão física ou apenas representado através da carteira nacional do piloto. No caso do Brasil, a CBVL paga anualmente uma taxa para que seus associados já tenham esta comodidade, que pode ser observada no símbolo do IPPI ao lado do logo da FAI, na carteirinha.

Para saber em quais países o IPPI Card é aceito consulte o site da FAI: www.fai.org/page/recognition-and-use

Carteira digital CBVL

Lembrando! Com o aplicativo da CBVL não há mais distribuição das carteirinhas físicas desde o início de 2020. Assim, basta ter o app baixado em seu smartphone para consultar o documento, gerando mais praticidade. Bons voos!

Mais Notícias

Parceiros