Thaise Galvan rouba a cena em competicao nos EUA

Piloto faturou segundo lugar na Flórida

19 de maio de 2022 - Por Guilherme Augusto

Atual campeã Brasileira na categoria Sport, Thaise Galvan topou um desafio inédito na carreira como piloto de asa delta. Por que não voar nos Estados Unidos, numa condição nova e desafiadora?

Foi com este sentimento que ela se inscreveu no US National, que rolou em Groveland (Flórida, Estados Unidos) ainda no mês passado. O evento reuniu atletas de seis países numa competição de voos rebocados. O resultado? Medalha de prata para a brasileira!

Voando ‘pela primeira vez’

Voar lá foi desafiador por uma série de fatores. Primeiro: Thaise não conhecia a região e nunca havia decolado nos Estados Unidos. Segundo: nunca tinha voado rebocado e conseguiu fazer apenas um voo prévio com o equipamento que usaria na competição.

Quer mais? Foi sua primeira vez competindo fora do Brasil numa prova ranqueada pela FAI. Sua coragem e iniciativa acabaram conquistando o carinho dos demais competidores, onde havia apenas mais uma mulher inscrita.

“Cara, foi demais, uma experiência incrível! Eu consegui só fazer voos duplos e dois com uma asa de pano simples antes do evento. Nunca tinha voado rebocado e nem conhecia a região. Nunca havia voado em flats tão grandes, dividindo espaço com planadores a até aviões pequenos, numa condição totalmente diferente da nossa. Estou orgulhosa de mim.”

É prata!

Como reconhecimento do próprio esforço e trabalho, Thaise voltou para casa com a medalha de prata na categoria Sport. Foram 5 provas válidas, com voos na casa dos 50 km, marcados por passagens em imensas planícies.

“Fui para aprender, assim a minha missão era ‘só’ decolar bem e pousar bem. Então voltar para casa com este resultado é sensacional! Acho que serviu para eu olhar com mais atenção o meu potencial, o meu talento e me esforçar ainda mais na jornada como piloto. Estou com ainda mais gana e quero representar o país em todos os lugares em que puder.”.

Voo da vida

A experiência de participar de uma prova dessas gera uma bagagem enorme. No caso específico da Thaise rolou até um ‘daqueles voos para lembrar pro resto da vida’.

“Estávamos voando numa região nova pra mim, com um um grande pântano. Naquele momento éramos três pilotos, incluindo o Tim Delaney, melhor do mundo no ranking da FAI, com a missão de fazer quase 100 km. Foi o maior voo de triangulação que já fiz até hoje, com cerca de 5 horas no ar. Depois ficamos só Tim e eu. O teto estava na casa dos 1.800 metros e tinha alguns fatores extras interessantes, como crocodilos perto das regiões de pouso!”


Delegação Brasileira

Única brasileira na Sport, Thaise não carregou sozinha a missão de nos representar no Paradise. O time brasileiro esteve composto por 6 atletas e incluiu Fabiano Nahoum, Giovani Tagliari, Konrad Heilmann, Marcello Pereira e Tiago Worcman.

E foi assim que nos destacamos também na Open, garantindo três postos no top10. Fabiano faturou o terceiro lugar, enquanto Giovani foi quinto e Marcello obteve o décimo. Konrad fechou com P18 e Thiago em P23.

Resultados 2022 Paradise Airsports Nationals

Sport
1 - Leonardo Ortiz (COL), 3.794 pontos
2 - Thais Galvan (BRA), 2.615
3 - Richard Milla (EUA), 2.612
4 - Attila Plasch (EUA), 1.922
5 - Tim Delaney (EUA), 1.903

Open
1 - Larry Bunner (EUA), 3.339
2 - John Simon (EUA), 3.004
3 - Fabiano Nahoum (BRA), 2.770
4 - Pedro L. Garcia (USA), 2.751
5 - Luke Waters (USA), 2.698

Mais Notícias

Parceiros