Palavra do presidente: enfim, o Sistema de Letras em ação no CBP

30 de março de 2023 - Por Vinícius Matuk

Está começando o Campeonato Brasileiro de Parapente 2023, com etapa de abertura em Governador Valadares (MG). Essa será a primeira etapa com pilotos classificados pelo novo Sistema de Letras criado pela Liga Brasileira de Competidores de Parapente em conjunto com a Diretoria Técnica de Competições de Parapente da CBVL.

Mesmo tão recente, ele já mostra sua diferença em relação aos sistemas anteriores trazendo mais qualidade técnica para o principal evento competitivo de parapente do Brasil. Tem como objetivo identificar os atletas com melhor nível técnico através da análise de suas participações em eventos estaduais e regionais promovidos por todo o país. Essa “identificação” leva em conta a performance dos atletas em competições de diferentes níveis técnicos, de forma que em eventos onde mais pilotos de ponta estão participando a dificuldade é maior e a “recompensa” é melhor aos melhores ranqueados.

Sendo assim, o que devemos ver a partir desse ano é um aumento significativo no nível técnico – e consequentemente da dificuldade – dos Campeonatos Brasileiros, levando em consideração que ali estão voando os melhores pilotos de parapente brasileiros em atividade! 

É interessante notar que, se por um lado vemos rostos repetidos de outras edições do CBP em atletas experientes e consagrados, também identificamos diversos pilotos na sua primeira participação. E esse é um dos grandes trunfos do novo sistema e uma meta da CBVL: reconhecer os novos atletas e dar oportunidade para que demonstrem seus potenciais para que, voando junto com seus ídolos, possam aprimorar suas técnicas e crescer no esporte.

Evidentemente que o Sistema de Letras utilizado no último ano ainda está em evolução. Tanto é que no início desse ano foi editado um novo documento, mais robusto e claro, contendo a nova lógica de avaliação dos eventos estaduais e regionais.

Agora, além da qualidade dos pilotos presentes, o Sistema leva em conta também o nível de dificuldade das provas montadas e dos parâmetros de apuração utilizados, a qualidade final das provas considerando também o que a meteorologia permitiu que fosse realizado. Tudo para tentar chegar na constatação de quem performou melhor durante o ano.

Veremos, então, qual o resultado prático desse formato de classificação! A certeza é de que a disputa será acirrada e, ao menos até o primeiro start, sem favoritos. Com uma representatividade muito maior e com a participação dos reais melhores pilotos do Brasil em atividade, quem ganha é o esporte.

Mais Notícias

Parceiros