Palavra do Presidente: 2024 será um ano de profundas mudanças e grandes novidades!

08 de novembro de 2023 - Por Vinícius Matuk

Um ano novo está chegando - e estamos nos dedicando para que seja incrível! Primeiro, teremos a implementação do Conselho de Atletas, órgão que faz valer as vontades e dá força às vozes dos pilotos de voo livre perante a CBVL.

Este órgão começará suas atividades com muitos trabalhos, auxiliando na formatação e validação dos regulamentos de todas as nossas competições a partir de 2024. Além disso, terá a responsabilidade de representar todos os atletas nas assembleias de prestação de contas da Diretoria e na de eleições da próxima Diretoria Executiva da CBVL.

Campeonato Brasileiro Sport

No que diz respeito às competições, inauguraremos um novo formato da Copa Sport. Embalado por seu sucesso, o evento cresceu e passará a se chamar Campeonato Brasileiro de Parapente Classe Sport (CBPS), com etapas acontecendo por todo o país. O objetivo é dar oportunidade para novos organizadores, pilotos e regiões de mostrarem seu potencial. Spoiler Alert: uma dessas etapas deve ser vinculada à Sport-Class Racing Series, competição internacional de parapente classe Sport!

Novidades no Pouso e Precisão!

Iremos iniciar, também, o Campeonato Brasileiro de Pouso de Precisão no formato estabelecido pelo CIVL/FAI. É uma competição com um objetivo nada fácil: pousar no alvo com precisão de centímetros. É, ainda, uma excelente oportunidade para pilotos de velas A e B – exatamente as indicadas para esta modalidade de campeonatos.

Teremos em setembro o Panamericano de Pouso de Precisão, que será realizado na Colômbia, e o Brasil já tem participação garantida. Por isso, precisamos montar nossa seleção com os melhores pilotos. Além disso, essa modalidade está a poucos passos de se tornar um esporte Olímpico, então precisamos abraçar a ideia e mostrar que o Brasil também pode ser uma potência em mais uma modalidade do voo livre.

Norma regulamentar entrando em ação

A nova Norma Regulamentar, que foi debatida e elaborada por muitos meses envolvendo membros da Diretoria da CBVL, diretoria da ABP e diversos instrutores de várias partes do Brasil, entrará em vigor em janeiro de 2024. Ela colocará em prática mudanças importantes que devem resultar no crescimento técnico do Voo Livre brasileiro. Instrutores terão mais clareza no que e como devem ensinar aos seus alunos e os novos pilotos conhecerão, desde o início de sua vida no voo livre, os princípios básicos necessários para voar com segurança e eficiência, não deixando de lado as regras e leis.

Enfim, a Bolsa Atleta

Igualmente importante, com nosso Estatuto Social totalmente adequado às exigências do Ministério do Esporte, daremos início aos trabalhos de viabilização das Bolsas Atletas por aqueles que cumprem os requisitos legais. Além disso, da busca de projetos no âmbito das Leis de Incentivo ao Esporte para custeio dos principais eventos e das nossas Seleções.

Outros planos estão em vias de serem concluídos: a criação de uma linha de produtos CBVL em materiais de qualidade e com preço acessível a todos os associados; implementação do tão esperado novo site e sistema de eventos; finalização do recadastramento dos Clubes e Associações, que levará à revisão dos DTRs; conclusão pela busca de um sistema mais moderno que substitua o atual formato do XCBrasil (o que, a propósito, já deixamos a oportunidade a todos que queiram contribuir para que entrem em contato conosco).

Prepare-se para muitas novidades! O ano de 2024 será de novos desafios e, no que depender de nós, de muita evolução e crescimento para nosso esporte.

Mais Notícias

Parceiros