Irado! Voo brasileiro é tema de arte por Steve Ham

Artista criou peça em homenagem aos 45 anos da CBVL

16 de dezembro de 2021 - Por Guilherme Augusto

‘O desenho mais complicado que já fiz’. Essas são palavras do cartunista mundialmente conhecido Steve Ham, avaliando seu trabalho desenvolvido em homenagem aos 45 anos da CBVL, completados neste mês.

E não é difícil entender a complexidade da peça. Steve buscou algo inédito e que retratasse em um só quadro toda a evolução do esporte no país ao longo dos anos. De quebra, queria inserir elementos que remetessem diretamente ao Brasil, como monumentos, cidades, aves. Deu trabalho, mas deu certo.

Para o inglês, uma ilustração precisa ser bonita, plasticamente interessante, com todos os objetos nítidos. Mas isto não basta. É preciso contar uma história. E no caso desta peça, contou logo duas.

A primeira narrativa é sobre a evolução do esporte no país. Há asas deltas e velas de parapente de diferentes gerações dividindo a mesma térmica - alguns equipamentos colidindo, inclusive. Tem até referências aos anos 1970, quando tudo começou, com um piloto vestido a caráter!

Já a segunda apresenta particularidades do nosso país sob a visão do artista. A cena acontece no Rio de Janeiro, onde rolou o primeiro voo de asa do Brasil (em 1974), com as belezas da cidade ao fundo. Ainda temos detalhes como tucanos, aves tradicionais da nossa mata atlântica.

E uma freira. Afinal, quem mais gostaria de estar frente a frente com o próprio Cristo Redentor? Animal!

Mais Notícias

Parceiros