Campeonato Brasileiro de Parapente 2021 inicia este mês

Evento foi reafirmado pela organização e acontecerá a partir de 30 de maio, em Governador Valadares (MG)

01 de maio de 2021 - Por Guilherme Augusto

Governador Valadares está pronta para receber a abertura do Campeonato Brasileiro de Parapente 2021. A cidade mineira reafirmou seu compromisso com o evento, que acontece de 30 de maio a 5 de junho, no Pico do Ibituruna.

Nesta semana, o Executivo Municipal emitiu uma nota informativa, divulgando o novo cenário imposto pela pandemia e também reiterando seu compromisso com a segurança de todos. Governador deixou a Onda Roxa do Minas Consciente, possibilitando a flexibilização de serviços, comércio e atividades esportivas, seguindo regras definidas em decretos.

Acesso ao Pico do Ibituruna será restrito a pilotos e staff do evento

Compromisso com a segurança

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Valadares está num avançado ritmo de prevenção à Covid. Entre as ações realizadas, destaque à campanha de vacinação, com números acima das médias nacional e mineira. Até agora, a cidade já vacinou cerca de 44 mil pessoas, mais de 15% do total de sua população.

No documento, o município afirma que “com o indício de queda de casos e de internações, bem como com o avanço da vacinação na cidade, o campeonato pode ser confirmado, mas mesmo assim, com protocolos sanitários rígidos para evitar o contágio e a proliferação do vírus”.

Além disso, o evento adotará uma série de medidas restritivas. Entre elas, a proibição ao acesso do público ao Pico durante as decolagens. Apenas pilotos e organizadores chegarão ao local e o QG será na Feira da Paz, para diminuir a circulação de competidores e staff pela cidade.

Mais de 120 pilotos, das Américas, Europa e Ásia, irão colorir o céu de Valadares

Brasileiro é prévia do Pan-Americano

A abertura do Brasileiro tem incontestável relevância ao voo livre nacional, tanto que reunirá pilotos de 17 países, incluindo representantes da Europa e Ásia. Ao todo, serão 125 atletas. Homologado como FAI 2, o evento terá caráter de teste ao Campeonato Pan-Americano da modalidade, previsto para ocorrer em Governador Valadares em 2022.

"Valadares se alegra muito em sediar esta etapa do Campeonato Brasileiro. Já estamos prontos, tanto com a estrutura quanto nas questões relacionadas a biosegurança necessárias para que seja um grande evento”, destaca o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo. “Para além do esporte, o voo livre em Valadares também é fonte de desenvolvimento econômico e social! A Prefeitura está preparando todo o Trade Turístico para servir com excelência e incentivar que os pilotos voltem sempre à Capital Mundial do Voo Livre".

O Campeonato é uma realização da Prefeitura Municipal de Governador Valadares, com apoio da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), da Federação Mineira de Voo Livre (FMVL), do COMTUR (Conselho Municipal do Turismo), de Associações de Voo Livre da cidade e de empresários ligados ao turismo.

Mais Notícias

Parceiros