Grande festa marcou os 45 anos da CBVL

Evento aconteceu no último sábado, no Rio de Janeiro

14 de dezembro de 2021 - Por Guilherme Augusto

Em 1974 o francês Stephan Dunoyer de Segonzac fez o primeiro voo de asa delta no Brasil, saltando do Corcovado, no Rio de Janeiro. O ato foi televisionado e provocou furor em todo o país, que logo se tornaria um dos principais expoentes do voo livre mundial.

A criação da Associação Brasileira de Voo Livre - ABVL - também rolou na sequência, em 6 de dezembro de 1976. Portanto, nada mais justo que celebrar os 45 anos da entidade sob a Pedra da Gávea, diante da praia de São Conrado e sob as vistas da Pedra Bonita, onde tudo começou.

CBVL 45 anos

O evento em homenagem aos 45 anos da CBVL aconteceu no último sábado, 12 de dezembro, na capital carioca. Ele ainda celebrou os 40 anos do Mundial conquistado por Pepê Lopes e recordou as três décadas de sua ausência.

A programação integrou uma série de homenagens a protagonistas do esporte no país, desde pioneiros da asa delta e parapente até trabalhadores voluntários de clubes e associações. Claro que os campeões também tiveram seu espaço, relembrando conquistas inesquecíveis como o Mundial de Asa Delta por Equipes conquistado em 1999.

Diretamente ligado aos primeiros passos do esporte no Brasil, o Clube São Conrado de Voo Livre teve lugar especial nas homenagens. Muitos de seus precursores, gestores e pilotos foram lembrados. As ‘mulheres aladas’ também tiveram o merecido reconhecimento.

Galeria Histórica do Voo Livre

Os homenageados receberam placas, num gesto de gratidão pela sua contribuição ao voo livre nacional. Ainda foram confeccionadas peças coletivas, relembrando grandes feitos e nomes do esporte no país. Elas são o primeiro passo rumo à Galeria Histórica do Voo Livre, uma espécie de museu que deve ser construído em breve junto das sedes da CBVL e do Clube, em São Conrado.

Fotos: Guilherme Augusto / CBVL

Veja todas as fotos no Facebook.

Mais Notícias

Parceiros