Do Inferno ao Céu – A delicada jornada de volta ao voo após um incidente ou acidente

02 de fevereiro de 2023 - Por Gilberto Cardoso

Voar é uma atividade que exige confiança e habilidade e, por isso, incidentes ou acidentes podem afetar essa confiança, tornando- se uma preocupação comum entre pilotos. Eu sou o Piloto e Psicólogo Gilberto Ribeiro Cardoso e nesse artigo convido você a conhecer os riscos e detectar alguns sintomas, bem como estratégias eficazes para reconstruir a confiança perdida, fornecendo orientações para ajudar os pilotos a superar esses desafios e assumir ou retomar suas atividades de voo com segurança e confiança.

Talvez, o maior desafio do piloto após um incidente ou acidente que pode vir a se transformar em um evento traumático de qualquer grau no voo, é a possibilidade de desenvolver um TEPT.

O Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um transtorno mental que pode ocorrer após uma pessoa ter sido exposta a um evento traumático, como um acidente ou incidente de voo. Os sintomas incluem flashbacks, pesadelos, ansiedade, evitação de situações relacionadas ao evento traumático e alterações no estado de ânimo e a confiança de voltar a voar.

Os pilotos de voo livre podem estar especialmente vulneráveis ao desenvolvimento do TEPT, devido à natureza perigosa do esporte e à exposição frequente a situações de risco. Além disso, podem se sentir particularmente pressionados para retornar rapidamente às suas atividades normais depois de um acidente, dificultando o processo de recuperação.

Cabe o alerta de que se o TEPT não for tratado pode levar a problemas de saúde mental e física graves, incluindo:

• Ansiedade e medo persistentes relacionados ao evento traumático;
• Depressão e baixa autoestima;
• Comportamentos de evitação, como evitar lugares ou situações que possam lembrar o evento traumático;
• Dificuldade de se relacionar com outras pessoas;
• Problemas de sono, como insônia;
• Dificuldade de concentração e memória;
• Problemas físicos, como dores de cabeça e problemas digestivos;
• Aumento do uso de drogas e álcool para lidar com os sintomas;
• Pode levar a pensamentos suicidas e tentativas.

O tratamento do TEPT inclui Psicoterapia e, em alguns casos, o acompanhamento medicamentoso. A psicoterapia ajuda a pessoa a identificar e mudar pensamentos e comportamentos disfuncionais relacionados ao evento traumático e, quando necessários, os medicamentos, como os antidepressivos e/ou benzodiazepínicos, ministrados com acompanhamento médico, podem ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade e até mesmo depressão em casos crônicos.

Reconstruir a confiança de voar depois de um incidente ou acidente de voo pode ser um processo desafiador, mas é possível superar essa situação.

Com a ajuda especializada, o piloto terá acesso a protocolos e várias estratégias e dicas para reconstruir a confiança de voar novamente. Destas, selecionei 5 para você:

1) Busque apoio: Falar sobre suas preocupações e receber apoio de outros pilotos, instrutores de voo é muito importante, porém, estar acompanhado por um psicólogo pode ser útil para lidar com o estresse e a ansiedade relacionada ao incidente ou acidente.
2) Entender o incidente ou acidente: É importante entender o que aconteceu e como é possível evitá-lo no futuro. Isso pode ser feito através de uma análise detalhada do incidente, falando com outros pilotos ou consultando especialistas.
3) Aprender com o incidente: É importante aprender com o incidente e colocar em prática as lições aprendidas. Isso pode incluir revisar técnicas de voo, fazer treinamento adicional ou mudar sua abordagem aos voos.
4) Volte a voar gradualmente: É importante voltar a voar gradualmente, começando com voos curtos e simples antes de se progredir para voos mais complexos. Isso ajuda a construir a confiança de forma progressiva e evita sobrecarregar-se com muito risco de uma só vez.
5) Manter-se fisicamente e mentalmente saudável: Manter-se fisicamente e mentalmente saudável é importante para garantir que você esteja preparado para voar. Isso pode incluir exercícios regulares, uma dieta saudável e tempo para relaxar e descontrair.

É importante mencionar que, a recuperação do TEPT é um processo individual e não tem uma data específica, não existe um prazo para se recuperar e não existe uma receita única para se recuperar.

Apesar dos desafios e dificuldades que podem surgir depois de um acidente ou incidente de voo, é possível superar esses obstáculos e voltar a voar com segurança e confiança. Procure orientações, orientações de profissionais de saúde mental, entre outros assuntos relacionados.

PILOTO
Gilberto Ribeiro Cardoso
Psicólogo CRP 12/19558

INSTAGRAM
SITE

Mais Notícias

Parceiros