Rampas do Brasil

Osório

• Local: Morro da Borússia - Osório
  • WayPoint: -29.834854, -50.256383
  • Acesso: Rampa Nordeste. Subida até Morro da Borrúsia (via asfaltada), seguir as placas em direção à cascata pela Rua Minas Gerais. Continuar na rua Minas Gerais, passar uma pequena vila, e depois de 1Km haverá a primeira placa indicando para pegar a direita na direção a rampa (estrada de chão). Seguir por 3 km na Estrada Pedreira, dobrar a direita depois de uma Casa Branca ( ~ 3km do ultimo ponto), porém cuidado, pois por algum motivo não há placa indicado para virar. Até este ponto a estrada é boa e sem dificuldades, a partir dai segue-se por estrada de chão com trechos ingremes ou de subida moderada, mas possível de subir com veículos com tração dianteira até se chegar na rampa.
  • Decolagem: Rampa natural com capim alto e alguns buracos. Cuidado especial em dia de ventos fortes vindo do mar.
  • Pouso: Pouso para qualquer quadrante, muito fácil aproximação. Possui muitos campos alternativos, todos depois da BR101 que cruza lá em baixo. Opções: 1 - No lado esquerdo da casa de venda de doces que fica frente da rodovia BR-101 (Doces Maquiné). O local fica bem de frente da rampa depois da BR (olhando da rampa); 2- Mais a esquerda fica a Escola Cia do Ar (olhando da rampa). De paraglider tem que ganhar um pouco para chegar lá, a dica é se apoiar no lift da cordilheira a esquerda até chegar na montanha que fica de frente p/ a escola, ai é só ir para o pouso. 3 - Atrás dos Doces Maquiné fica o pouso para asa delta.
  • Melhor Época: Setembro a março.
  • Clube Responsável: Anhangava Clube de Voo Livre.
  • Prós: Belo visual, voo fácil.
  • Contras: Comum incidência de ventos fortes.