Rampas do Brasil
Encontre sua Rampa
Paraná
Rio Branco do Sul
- Local: Rampa do Clube da Cordilheira, Rio Branco do Sul - PR
- WayPoint: -25.114757, -49.176473
- Acesso: Para quem parte de Curitiba, o acesso para chegar à Rampa do Clube da Cordilheira em Rio Branco do Sul deve ser iniciado pela Rodovia dos Minérios. Em seguida, é preciso virar à direita antes de entrar em Rio Branco do Sul e seguir em direção a Bocaiúva do Sul por uma estrada secundária mais conhecida como Estrada do Tigre. Indicamos buscar no Google Maps por "Cordilheira do Santana – Rio Branco do Sul". É importante destacar que a estrada que leva à rampa é de terra e em alguns pontos pode apresentar trechos com dificuldades de tráfego, principalmente em dias chuvosos. Por isso, é recomendado que os pilotos se preparem com antecedência para evitar imprevistos no trajeto. Além disso, é indicado o uso de carros com tração 4x4 para garantir um acesso mais seguro e confortável. Se for possível, é recomendado fazer o trajeto com a companhia de alguém que conheça a região.
- Decolagem: A decolagem na Rampa do Clube da Cordilheira pode ser realizada em duas opções: a rampa do Santana do Meio e a rampa do Santana de Cima. A rampa do Santana do Meio é mais acessível e possui um desnível de 180 metros, além de um amplo espaço para checagem e decolagem. Já a rampa do Santana de Cima possui um desnível maior, de 280 metros, porém, o acesso é mais complicado. Para acessar a rampa do Santana de Cima, é necessário percorrer um trecho de estrada mais íngreme e com algumas curvas acentuadas. É importante destacar que a decolagem deve ser realizada no quadrante Norte, NE ou NW. Os pilotos podem aproveitar as térmicas para realizar bons voos pelo local, de acordo com a época do ano e horário de decolagem. No entanto, é necessário tomar cuidado com pousos em horário termal, pois pode estar turbulento.
- Pouso: O pouso no Clube da Cordilheira é amplo e seguro, sem riscos de rede elétrica. É importante, porém, tomar cuidado com os pousos em horário termal, pois podem estar mais turbulentos. Ao lado do pouso, há a estrutura da Toca da Cascavel, área de convivência do clube, que oferece cozinha, banheiros com chuveiro e área de camping para quem desejar pernoitar no local.
- Melhor Época: A melhor época para voar no Clube da Cordilheira é durante a primavera e o outono, embora seja possível voar durante todo o ano. Durante essas estações, as condições meteorológicas são mais favoráveis e há uma maior probabilidade de térmicas, proporcionando voos mais longos e com belos visuais da região. No entanto, é sempre importante consultar as condições meteorológicas locais antes de voar, e estar atento às mudanças no clima.
- Clube Responsável: Clube Cordilheira do Santana.
- Prós: A Cordilheira oferece possibilidade de voos com um visual muito bonito, aproveitando as térmicas, de acordo com a época do ano e horário de decolagem. A extensão total da cordilheira é de 8 km, com 4 km de lift fácil, proporcionando voos longos e agradáveis, se as condições estiverem favoráveis.
- Contras: O acesso às rampas da cordilheira pode ser um pouco desafiador, sendo recomendado o uso de carros com tração 4X4 ou mesmo acesso a pé. Além disso, o desnível das rampas pode não ser tão alto quanto em outros locais de voo livre.
Mais informações você encontra no site www.guia4ventos.com.br
1080
180
NE, N, NW