Rampas do Brasil

Barra de São Francisco

• Local: Rampa de Vargem Alegre, Barra de São Francisco - ES
  • WayPoint: -18.850509, -40.848546
  • Acesso: Localizada no noroeste do estado, quase na divisa com Minas Gerais, a aproximadamente 265km da capital. Partindo de Barra de São Francisco, pegar a saída da cidade sentido Colatina. Pegue a primeira entrada a direita sentido ao distrito de Vargem Alegre (da saída da cidade até lá só tem essa entrada) siga o asfalto, você vai passar pela vila. Siga em frente até o fim do asfalto, quando o asfalto acabar você estará começando subir a rampa (do fim do asfalto até a rampa são 3 quilômetros de estrada de terra, geralmente boa, qualquer carro sobe), uns 500 metros mais a frente, subindo a serra, você vai encontrar uma casa do lado direito da estrada, pegue a primeira entrada a direita após essa casa (você vai saber se está certo se você ver um pé de cajú do lado direito e um cercado com algumas vacas ao lado esquerdo, logo nos primeiros metros da estrada). Siga em frente por essa estrada por mais uns 2km, logo após uma subida um pouco mais forte, você verá uma porteira do lado esquerdo e uma pequena represa abaixo da estrada do lado direito, com uma subida a direita. Pronto! Suba essa estrada a direita e você estará na rampa, logo na curva você estará na decolagem sul e seguindo em frente você passará na decolagem leste e na principal que é nordeste. No final dessa estrada tem um espaço pra manobrar os carros e logo a baixo desse espaço você chega numa pequena cachoeira (só é possível chegar lá a pé).
  • Decolagem: Natural, pasto. Espaço amplo, permite várias decolagens simultâneas em qualquer dos quadrantes.
  • Pouso: Pouso oficial muito grande logo abaixo da rampa. Tenha atenção a uma rede elétrica de baixa altura ao lado da estrada do pouso. (não atrapalha em nada nas aproximações de pouso).
  • Melhor Época: Possibilidade de voo durante todo o ano.
  • Clube Responsável: Associação de Voo Livre XC Noroeste
  • Prós: Fácil acesso. Uma ótima rampa para iniciantes. Região boa para cross. Asfalto no pouso. Lift de quase 1km para quem gosta só de aproveitar o fim de tarde. Uma fábrica de sorvetes e uma lanchonete perto do pouso (aberta nos fins de semana).
  • Contras: Baixo desnível.