Voo livre é destaque na ExpoRio 2022

Evento rola na capital carioca com o objetivo de movimentar o turismo em todo o estado

25 de março de 2022 - Por Guilherme Augusto

O voo livre é destaque em grandes programações mais uma vez. Agora é na ExpoRio, evento que movimenta o Rio de Janeiro até o próximo domingo, 27 de março.

A realização acontece no Jockey Clube, local profundamente relacionado ao nosso esporte. Lá estão representados os 92 municípios cariocas, que expõem seus principais atrativos esportivos, culturais, gastronômicos e históricos.

A grande feira sensorial tem como missão marcar a retomada do setor, reunindo os principais players da cadeia produtiva do segmento de forma inédita. Ela é executada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia Estadual de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio), com apoio da Fecomércio RJ.

ExpoRio e o voo do Cristo

A programação ainda guardaria um trunfo: a reprodução dos primeiros voo feitos no Brasil. A sensacional experiência de Stephan Dunoyer de Segonzac, francês que em 1974 saltou do Corcovado e pousou no Jockey Clube - estartando o que seria a gloriosa história do esporte em solo nacional -, e de Rui Marra, que fez o primeiro voo do parapente brasileiro em 1989.

A ação marcaria o início da Expo, mas precisou ser adiada. Entretanto, todos os requisitos (incluindo as licenças e estrutura para construção de uma rampa de decolagem temporária) seguem à disposição dos envolvidos.

A CBVL e o Clube São Conrado de Voo Livre (CSCVL) estão trabalhando em uma nova data, que será divulgada em breve. Será um momento histórico e de relevância internacional, com ampla e detalhada cobertura da mídia e produções audiovisuais.

Jockey Clube e voo livre

Pode parecer curioso para quem não acompanha a história de perto, mas o Clube o voo livre tem uma história de incrível proximidade. A começar pela construção do Jockey, datada dos anos 1930 e inspirada no Bosque de Bolonha, na França. Foi lá que o ilustre brasileiro Santos Dumont decolou com o 14-Bis em 1906 e naquela região ele realizou diversos experimentos. Além disso, o Jockey Clube foi o local escolhido por Stephan Segonzac para o pouso do primeiro voo de asa delta realizado no Brasil.

Carlos Srour, diretor de marketing do CSCVL e executor da reprodução do voo do Cristo, conhece bem toda a trajetória. “É um lugar com familiaridade com nosso esporte. Também, um modelo vencedor de entidade em que podemos nos inspirar. Atualmente eles têm restaurantes, sala de convenções, teatro, galerias de arte e escolas numa grande estrutura que envolve cerca de 30 mil pessoas direta ou indiretamente”.

Zezé, como é carinhosamente conhecido na comunidade do voo, também ressaltou seus agradecimentos. “Aos Edson Pereira e Clinio Ferreira, presidente e vice do Clube; ao autor do projeto Luiz Niemeyer; e aos líderes da CBVL, especialmente o ex-presidente Alberto Petry, que abraçou a ideia, e ao atual Vinícius Matuk que tem trabalhado muito pela sua continuidade”.

Sobre a ExpoRio
• Sexta (das 16h às 22h), sábado e domingo (das 14h às 22h)
• Shows: Diogo Nogueira (25) / Toni Garrido (26) / Barão Vermelho (27)
• Local: Jockey Clube (Gávea, Rio de Janeiro)
• Entrada gratuita mediante inscrição no site do evento (https://exporioturismo.com.br)

Mais Notícias

Parceiros