Brasileiro de Asa coroa campeões inéditos

Campeonato aconteceu em etapa única, de 19 a 25 de setembro, em Andradas (MG)

27 de setembro de 2021 - Por Guilherme Augusto

O Campeonato Brasileiro de Asa Delta 2021 ocorreu em etapa única, reunindo os melhores pilotos do país em Andradas (MG), de 19 a 25 de setembro. O palco da decisão, é claro, foi o Pico do Gavião.

Ao final de uma semana de muita adrenalina no céu da região, o evento coroou dois campeões inéditos. Thaíse Galvan, única mulher inscrita, faturou o título na Sport, enquanto David Brito Filho garantiu o troféu de campeão Brasileiro na Elite.

Um evento que valeu além das taças

Vários motivos fizeram das atividades em Andradas um evento especial. Primeiro, é claro, o fato de ser válido como Campeonato Brasileiro em uma única etapa. Além disso, o ter coroado novos campeões e revelado promessas do esporte nacional.

E teve mais. Talvez tão importante quanto os títulos foi a possibilidade de reunir os principais atores da modalidade novamente. Depois de dois anos - e vários eventos cancelados em virtude da pandemia - enfim pilotos, resgates, apoiadores e organizadores puderam se rever e brindar o esporte juntos, numa grande confraternização.

David: sonho que se tornou realidade

David tem diversos títulos estaduais no currículo e há tempos almejava a conquista nacional. Como o Brasileiro 2021 aconteceria num único evento, ele adotou como estratégia ser agressivo no início e ponderado ao final. Deu certo.

O paulista matou as duas primeiras provas, assumindo a ponta da classificação. Depois foi comedido, evitando erros e se mantendo sempre entre os dez primeiros - com exceção de um dia. Assim, chegou aos 3.715 pontos e garantiu o troféu.

“Eu vim muito focado, se antes faltava um pouco de preparo mental agora eu estava disposto a não deixar passar a oportunidade. Consegui administrar bem o voo, a cabeça, a técnica. E a próxima meta já está definida: quero ser campeão Mundial por Equipes com o Brasil”.

Thaise: mulher, carioca, campeã

Com 28 anos e muita energia, Thaise foi uma das sensações do evento. Carioca de coração, a única mulher inscrita no evento assegurou o título de Campeã Brasileira na Sport e faturou a etapa na categoria. De quebra, ainda ficou no top5 na Fun e levou para casa o troféu de Atleta Revelação.

“Foi a primeira vez que participei de um Brasileiro pra valer. Estou explodindo de alegria, muito feliz pelo carinho de todos, pelos momentos que vivi, pelas relações que construí. E pelas conquistas. Estou feliz com o resultado, com meu voo, com meu amadurecimento no esporte e enquanto pessoa. Saio daqui me sentindo ‘uma pequena passarinha gigante’”.

Dever cumprido

A organização do evento foi encabeçada por um dos maiores nomes brasileiros da categoria, Álvaro Sandoli. Nenê Rotor é um multicampeão da asa, hexacampeão Brasileiro, e assumiu pela vez o compromisso de dar vida a um evento de porte nacional.

“Eram muitos obstáculos relacionados à pandemia, mas a gente foi com energia e conseguimos apoio, parcerias e realizamos um campeonato fantástico. Também conquistamos uma premiação inédita em termos de troféus, feitos pela melhor fábrica do Brasil. E ainda tivemos provas de alto nível. A avaliação agora é totalmente positiva”.

Com suporte dos filhos Bruno e Guilherme, Nenê ‘tomou gosto’ pelo trabalho de organizador e já pensa nos próximos desafios. Além de outras competições nacionais, ele quer trazer ao Brasil o Campeonato Mundial de Asa - quem sabe já em 2027.

Mais sobre o Brasileiro de Asa

O Campeonato Brasileiro de Asa Delta 2021 contou com apoio de Prefeitura Municipal de Andradas, Rotor Equipamentos, Hotel Dela Inn, Use Voo Livre, Champion Brasil e Eletrofort Casa & Lar.

Resultados Brasileiro de Asa 2021

Elite
1 - DAVID BRITO FILHO (3.715 pontos)
2 - GUILHERME CROCE SANDOLI (3.478)
3 - ALVARO FIGUEIREDO SANDOLI (3.442)
4 - EDUARDO JACINTHO OLIVEIRA (3.372)
5 - ALIPIO LOYOLA (3.213)

Sport
1 - THAISE GALVAN (1.821)
2 - PEDRO CEPPAS CASTELLANI (1.192)
3 - DIEGO SCOFANO MOURA MELLO (997)
4 - DANILO LOHSE DE STEFANI (590)
5 - EDUARDO AUGUSTINHO LIBANO (498)

Vencedores da etapa 

Open
1 - DAVID BRITO FILHO (3.954)
2 - GUILHERME CROCE SANDOLI (3.759)
3 - ALVARO FIGUEIREDO SANDOLI (3.716)
4 - MAX TURIACO (3.475)
5 - EDUARDO JACINTHO WALLER DE OLIVEIRA (3.467)

Sport
1 - THAISE GALVAN (1.821)
2 - PEDRO CEPPAS CASTELLANI (1.192)
3 - DIEGO SCOFANO MOURA MELLO (1.096)
4 - DANILO LOHSE DE STEFANI (681)
5 - EDUARDO AUGUSTINHO LIBANO (498)

Fun
1 - MICHELE TOCCI (2.060)
2 - CLAUDIO RISTITISCH (1.993)
3 - FABIO VIANA BARBOSA (1.974)
4 - GEORGE ANTONIO HENNEL (1.948)
5 - THAISE GALVAN (1.821)

Fotos: Guilherme Augusto / CBVL

Veja os resultados completos aqui.

Mais Notícias

Parceiros